Faltam 5 dias para a Copa do Mundo no Catar
Neste feriadão de 15 de novembro – Proclamação da República – é dia de apresentar o Grupo D da Copa do Mundo no Catar. É Grupo dos atuais campeões do mundo. Os franceses tem o atual melhor jogador da temporada Benzema e ao mesmo tempo vários desfalques que podem influenciar no desempenho da equipe. O Grupo tem tem os seguintes países: França, Tunísia, Austrália e Dinamarca.
Melhor Colocação: Dezesseis participações em Copa do Mundo e dois títulos (1998 e 2018)
Principal Jogador: Karim Benzema, o atacante do Real Madrid tem a ajuda de Kylian Mbappé para dividir o fardo de tentar levar a França para o Tri campeonato. Benzema chega ao Mundial do Catar com o status de melhor jogador do mundo.
Informações: Agora mais experientes ,a jovem seleção francesa chega com o favoritismo ao seu lado. As lesões de Kanté e Pogba deixam em aberto a forma com que o treinador Didier Deschamps vai escalar seu time. Existe a possibilidade de um 3 – 4 – 3 ou 3 – 4 – 1 -2 depende do papel que o atacante Griezman fará.
A França conta com jogadores rápidos, de alta qualidade que sabem encontrar os espaços deixados pelo adversário e conseguem construir bem suas jogadas desde seu campo de defesa. Triangulação pelo meio e a velocidade dos atacantes pelos lados, são armas para os franceses, contra times mais fechados usar a bola área com Benzema também se torma uma opção a se considerar.
Nem tudo são flores para os azuis, sem seus dois volantes titulares a possibilidade do sistema defensivo estar fragilizado existe.
Como Vai na Copa: Um dos favoritos ao título, mas pode sofrer devido a lesões que estão assolando o time francês.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS
Melhor Colocação: Seis edições disputadas em Copa do Mudo e chegou apenas nas oitavas de finais de 2006.
Principal Jogador: Jamie MacLaren, o atacante do Melbourne City, da Austrália, tem como triunfo a facilidade de finalizar com as duas pernas. O destaque australiano na última temporada, marcou 25 gols em 24 jogos pelo Melbourne City.
Informações: O treinador australiano Graham Arnold costuma utilizar 4-5-1 como formação básica para sua equipe, o atual elenco não conta com jogadores de grande habilidade e qualidade técnica, o time tenta não forçar do conjunto para se sobressair no jogos da Copa. Mesmo sem ter um grande destaque a equipe atua com jogadores que estão em grandes ligas do futebol europeu, o que significa que não se deve esperar um time inocente. Sem a bola a equipe opta por uma marcação alta. Com a bola no pé a seleção verde e amarela prioriza jogadas nas laterais que acabar terminando em jogadas aéreas para buscar as finalizações.
Como Vai na Copa: Pode ser a surpresa do Grupo D, mas ninguém acredita que passe da primeira fase.
Melhor Colocação: Participou de 6 edições da Copa do Mundo e nunca passou para a segunda fase.
Principal Jogador: Wahbi Khazri, o jogador do Montpellier é um bom marcador e tem como principal característica os chutes de longa distância.
Informações: A Tunísia jogou recentemente toda uma série de sistemas diferentes, 3-4-2-1, o 4-2-3-1 e um 4-1-4-1. A equipe do treinador Kadri jogou a repescagem das eliminatórias da Copa do Mundo contra Mali em um 4-3-3 e pela convocação deve vir assim também pela Copa.
O time joga de forma mais pragmática, toma poucos gols, antes do amistoso contra o Brasil em Setembro a equipe estava a 7 jogos sem levar gol, mas os africanos tem grande dificuldade para a criação de jogadas. O meio campo é povoado por volantes que jogam em outras funções como ponta de lança, ou mesmo voltar para se transformar em um terceiro zagueiro, liberando os alas para atacar.
Como Vai na Copa: Apesar de ser um time experiente não deve passar da primeira fase novamente.
Melhor Colocação: Participou de seis edições com a melhor colocação sendo quartas de finais em 1998.
Principal Jogador: Christian Eriksen foi o jogador que assustou o mundo após sofrer um mal súbito na Eurocopa em 2021. Nesta temporada o meio foi contratado pelo Manchester United e chega ao Catar como principal jogador da “Dinamáquina”.
Informações: A seleção da Dinamarca está sempre mudando sua formação de acordo com o adversário, variação entre 4-2-2-2 ou 4-3-3. O treinador Kasper Hjulmand utilizou todo seu elenco durante as partidas das eliminatórias e da Liga das Nações.
Os dinamarqueses contam com um time muito veloz, mas preza por um ataque bem posicionado evitando contra-ataques para os adversários. Quando se defende, se recompõe de forma ágil e utiliza bem os espaços do campo para retomar a posse de bola e tomar o controle da partida.
Como Vai na Copa: A previsão dos analistas é de que o time avance uma ou duas rodadas no mata-mata da competição.
Será que Mbappé vai reclamar comigo de eu ter escolhido o Benzema como principal jogador francês? E você, concorda comigo ou não? Fale comigo pelo Instagram @psmunuera me diga se Kante e Pogba farão muita falta para os azuis.
Amanhã “lá vem eles de novo” (leia com a voz do Galvão Bueno em 2014), vamos falar dos Alemães e Espanhóis, que são favoritos para a Copa de 2022.
(Texto: Paulo Sergio Munuera)