Entre os quatro jogos, destaque também para a Croácia, atual vice-campeã, que teve o craque da última edição, Luka Modric. Os croatas enfrentam o Marrocos. E também tem a Bélgica, algoz do Brasil na Rússia, em 2018, que joga contra o Canadá sem seu centroavante Lukaku.
Veja abaixo os horários (de Brasília) dos jogos desta quarta-feira:
- 7h – Grupo F – Marrocos x Croácia:
- A Croácia chega para a Copa do Catar com a moral de atual vice-campeã do torneio. A seleção bálcã quer repetir o excelente resultado de 2018, quando chegou até a final – e foi derrotada pela França. Já o Marrocos sonha em avançar para a segunda fase e superar a histórica classificação para as oitavas de final de 1986. Essa é a sexta participação marroquina em Copas do Mundo, segunda seguida do time africano. Do lado croata, 2022 também será o sexto Mundial do país, que participou de todas as Copas desde 1998.
- O Marrocos chega para a Copa do Mundo após uma preparação turbulenta. O ex-treinador Vahid Halilhodzic foi demitido em agosto, cerca de três meses antes da Copa. Walid Regragui assumiu a equipe logo em seguida, mas teve poucas oportunidades de testar sua filosofia. No último amistoso antes da Copa, Hakim Ziyech marcou um golaço do meio de campo contra a Geórgia. O Marrocos venceu por 3 a 0.
- 10h – Grupo E – Alemanha x Japão:
- Os alemães entram em campo em meio à polêmica sobre a proibição da Fifa do uso das braçadeiras “One Love” em apoio à comunidade LGBTQIA+. Nos últimos dias, o assunto sempre esteve presente nas coletivas, com jogadores, dirigentes e o técnico Hansi Flick lamentando a decisão.
- Já o discurso entre os japoneses é de otimismo. Disputando o sétimo Mundial seguido, os asiáticos sonham em repetir o feito das Copas de 2002, quando foi sede ao lado da Coreia do Sul e de 2018, na Rússia, e avançar para as oitavas de final. Por isso, os “Samurais Azuis” afirmaram não temer os tetracampeões mundiais, prometendo um jogo de igual para igual.
- 13h – Grupo E – Espanha e Costa Rica:
- Apostando na renovação, a Espanha vive a expectativa de vencer Copa do Mundo pela segunda vez. A seleção, campeã em 2010, sofreu apenas uma derrota em nove jogos na atual temporada. A “Fúria” se classificou em primeiro no Grupo B das Eliminatórias da Europa, com seis vitórias, um empate e apenas uma derrota em oito partidas.
- A Costa Rica estreia na Copa com o objetivo de repetir a campanha histórica de 2014, quando chegou às quartas de final. Para ir ao Catar, a equipe teve dificuldade para se classificar no octagonal da Concacaf e conseguiu a vaga somente na repescagem, derrotando a Nova Zelândia em jogo único.
- 16h – Grupo F – Bélgica x Canadá:
- A Bélgica chega para sua 14ª participação em Copas. Na última, em 2018, conquistou sua melhor colocação na história: o terceiro lugar. O Canadá participou uma única vez, no Mundial de 1986, e sequer passou da fase de grupos naquele ano.
- O time deve atuar no esquema 3-4-3. Para alegria da torcida canadense, o treinador John Herdman confirmou a escalação do ala-esquerdo Alphonso Davies, craque da seleção. O jogador do Bayern de Munique conseguiu se recuperar de lesão sofrida recentemente jogando pelo clube. A utilização dele estava incerta para a estreia, mas o comandante relatou que Davies “está voando” nos treinos.
O que quer saber sobre a Copa? mande sua pergunta no Instagram @psmunuera. Aproveite e participe diariamente do Bolão dos Amigos que estou fazendo pelo facebook
(Paulo Sergio Munuera)