Publicidade
Publicidade

Notícias / Goioerê De Olho na Copa: Você ouviu falar da bola da Copa na tomada? Entenda essa nova tecnologia

terça-feira, 6 dezembro de 2022.

Uma imagem das bolas oficiais da Copa do Catar sendo recarregadas em uma tomada viralizou nas redes sociais e chamou a atenção dos curiosos. Para esta Copa, a tecnologia traz uma novidade na bola: sensores de movimento de 500 Hz, que modificam a forma como os dados de uma partida de futebol são coletados. Com eles, é possível rastrear a localização, o impacto e o movimento de cada chute dentro de campo, a uma taxa de 500 quadros por segundo.

CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS

Faça seu pedido pelo nosso Whatsapp 👇 linkerfit.me/farmaefarmagoioere

Os dados captados pelo sensor no interior da bola são combinados com o rastreamento de jogadores, que é feito a partir de câmeras ao redor do campo de futebol. A tecnologia foi elaborada pela empresa Kinexon.

O sensor é alimentado por uma bateria recarregável, que pode ser carregada por indução. Para que a tecnologia não influencie no uso do objeto pelos jogadores, esse sensor é protegido por um sistema de suspensão.

A “bola conectada” envia para o VAR cerca de 500 informações por segundo a partir deste sensor. Na prática, um dos objetivos da tecnologia é dizer se um jogador tocou na bola ou não.

Na partida entre Portugal e Uruguai, foi possível determinar, por meio dos sensores de movimento, que Cristiano Ronaldo não tocou na bola no primeiro gol da partida – na súmula, o tento foi dado a Bruno Fernandes.

(Paulo Munuera/Instagram @psmunuera)

Clique na foto e faça seu pedido na Loja KIBARATO DE GOIOERÊ