Depois de muitas cobranças, finalmente o prefeito Pedro Coelho anunciou duas medidas para intensificar a fiscalização do uso de máscaras em Goioerê para a aglomeração envolvendo festas e churrascos que passarão ser fiscalizadas com rigor.
DENÚNCIAS: Nesta sexta-feira, 19, publicou o Decreto definindo a fiscalização que ficará sob a competência do Procon e Vigilância Sanitária e demais equipes fiscais do município. A fiscalização poderá ser motivada por denúncia na Vigilância Sanitária pelos telefones: (44) 3521-8936; SAC (44) 3521-8948; Ouvidoria 3521-8945; Disque Saúde Coronavirus (44) 98455-7166.
Telefones para denúncias: (44) 3521-8936; SAC (44) 3521-8948; Ouvidoria 3521-8945; Disque Saúde Coronavirus (44) 98455-7166.
MULTAS. Até o dia 26 de junho a fiscalização será orientativa e após serão aplicadas multas vão de R$ 250,00 a R$ 2.500,00. Para pessoas física a multa será definida de 1 a 5 UPF (unidade Padrão Fiscal do Paraná), e, para pessoas jurídica de 20 a 100 UPF. Na primeira infração deverá ser aplicada a multa na modalidade menos grave, em caso de reincidência os valores poderão ser dobrados.
FISCALIZAÇÃO: A fiscalização será realizada em populares e empresas. O uso da máscara é obrigatório em todo Paraná e a pessoa ao sair de casa deve usá-la. As empresas também são responsáveis pela medidas preventivas com seus funcionários que deverão usar as máscaras e a utilização do álcool em gel.
DEMOROU E AINDA FALTA RESPOSTAS
A decisão do prefeito Pedro Coelho demorou, uma vez que a cobrança para a intensificação de fiscalização em Goioerê era voz corrente entre lideranças, empresários e até do presidente da Associação Comercial, Alexandre Cândido.
A resposta agora que a administração acordou, é quem realizará a fiscalização a contento? Sabe-se que os dois fiscais da administração não dão conta do trabalho, motivo pelo qual a fiscalização nem aparece de tão lento que ocorre.
ORIENTAÇÃO DEIXOU A DESEJAR. Sem equipe, até mesmo a determinação do decreto estadual para que a população fosse orientada, está deixando a desejar. A população é obrigada a usar máscaras e não vem cumprindo. Faltando uma semana para iniciar as multas, o movimento em relação a orientação está deixando a desejar e fica difícil cobrar da Vigilância quando a Prefeitura não dá condições para trabalharem.
A Tribuna buscou informações na quinta-feira, 18, sobre o pedido da Vigilância para a contratação de mais fiscais, e a resposta que teve é que a assessoria jurídica estava analisando e que informariam sobre a questão, o que não ocorreu ainda
FECHANDO O CERCO A FESTAS, CHURRASCOS E AGLOMERAÇÕES
A Prefeitura anunciou ainda que deverá publicar a neste final de semana um novo decreto no qual serão apresentadas novas regulamentações de fiscalização em relação à realização de festas, churrascos, aglomerações em praça pública ou recintos fechados, com o objetivo de coibir a transmissão do corona vírus. A fiscalização será intensificada, tanto no período diurno como no noturno.