Na quinta-feira, a secretária de Educação, Anirleia de Oliveira Paula, e o secretário de Administração, Gerson de Brito, falaram dos avanços na educação municipal de Goioerê e os desafios que precisam ser vencidos. Em dois anos, a educação ampliou o número de profissionais em sala de aula, praticamente zerou a fila de espera dos Cmeis, inovou no material pedagógico para professores e alunos, entre outros investimentos que tem como objetivo elevar a qualidade do ensino resultando no aprendizado do aluno.
Clique aqui e receba as notícias
O principal desafio este ano da Educação, citou o secretário de Administração, Gerson de Brito, é elevar a nota do IDEB (avaliação realizada com alunos e somada a outros fatores, mede a qualidade da educação municipal). Goioerê está com nota 5,4, considerada baixa, colocando Goioerê em 20ª colocação entre os municípios da Comcam no IDEB.
Os secretários falaram dos investimentos realizados nestes dois anos, em especial nestes 10 meses em que a Secretária Ane está a frente da pasta. Segundo Ane “a educação nunca esteve tão valorizada”, enfatizando que nos 12 anos que trabalha na Secretaria de Educação, é a primeira vez que a administração está pensando no professor, dando condições de trabalho, colocando mais profissionais em sala de aula e diminuindo o número de alunos em sala de aula para que o professor possa ter melhor aproveitamento com o aluno.
“Sabemos que a motivação de um professor também está em seu rendimento financeiro, mas a qualidade do ensino precisa ser vista como um todo, e estamos planejando isso. As conquistada estão avançando, assim como pela primeira vez estamos de fato trabalhando no Plano de Carreira” – disse a secretária.
PISO SALARIAL. Ao comentar sobre a reposição do Piso Salarial, que tem sido questionado por alguns professores, o secretário de Administração, Gerson de Brito, explicou que a administração tem dado toda atenção aos professores. “Em 2022 foi concedido o reajuste de 33%, enquanto que os demais servidores municipais tiveram pouco mais de 11%” – citou ao dizer que a administração está realizando o levantamento do impacto financeiro do reajuste deste ano, proposto pelo Ministério da Educação em 14,94%, para definir qual será o índice do reajuste que será concedido para os professores da rede municipal de Goioerê.
“Precisamos lembrar que em abril será concedido o reajuste dos demais servidores municipais, e até que ponto é justo conceder reajustes tão diferentes como ocorreu em 2022?” – questionou Gerson de Brito, dizendo que o objetivo é valorizar o servidor público, reforçando que o impacto financeiro realizado permitirá definir o índice que será concedido ao professor este ano.
CÍVICO MILITAR MUNICIPAL. A Secretária Ane falou do avanço que foi para Goioerê ter a sua primeria escola municipal cívico militar, a primeira da Comcam, implantada na Escola Monteiro Lobato. A mudança teve a aprovação dos pais e os alunos vem se adaptando muito bem, principalmente pela presença dos dois policiais contratados, que permanecem na escola durante as aulas além de desenvolverem as atividades com os alunos, para que aprendam desde cedo o civismo, valores morais e respeito ao próximo.
Segundo a secretária, a Administração está aguardando receber da empresa licitada, os uniformes dos alunos, que serão diferenciados, para fazer uma cerimônia e oficializar a implantação da Escola Municipal Cívico Militar Monteiro Lobato.
CONSÓRCIO. A Secretária Ane falou do avanço que representa a parceria firmada com o consórcio que tem como objetivo agilizar os processos dentro da Educação. “Através dele vamos agilizar a contratação de serviços e da compra de materiais”. Outra grande vantagem, citada é a assessoria que o Consórcio dará na elaboração do Plano de Carreira do professor, e esclarece que não é verdade alguns boatos que surgiram de que a contratação de profissionais da educação será terceirizada por conta do Consórcio. “O contrato dos professores continuam através da Prefeitura, como sempre foi realizado” – afirmou.
MATERIAL PEDAGÓGICO NOVO. Entre os avanços, também está o investimento de cerca de R$ 800 mil, na aquisição de novo material pedagógico que passará a ser utilizado, o mesmo usado pelo renomado colégio Marista, mudando todo o Sistema de Educação, contemplando os alunos com livros didáticos e de literatura, desde o pré-escolar até o 5º ano. Os professores terão uma das melhores plataformas de educação, que vai permitir a eles acessarem atividades, programas de acompanhamento e desenvolvimento de aprendizagem dos alunos, bem como projetos e outras atividades realizadas pelos estudantes. De acordo com a secretária, o primeiro treinamento dos professores acontecerá neste mês de fevereiro, dia 25, na Aceng.
KIT DE MATERIAL ESCOLAR MAIS COMPLETO. Com a visão de vaorizar e estimular o aluno ao estudo, este ano o Kit de Material Escolar entregue para todos os alunos da rede municipal, tiveram dois novos itens: um par de tênis e meia. Para os pais representa menos gastos, para os alunos, diminui as diferenças e estimula o aluno ao estudo.
VAI ZERAR FILA. Gerson de Brito também falou do trabalho que a administração vem realizando para zerar a fila de espera por vagas nos Cmeis. Segundo Gerson, a administração assumiu a gestão com um Termo de Ajuste com o Ministério Público para resolver a questão da fila de espera que na épooca era de mais de 200 crianças aguardando uma vaga no Cmei. “Hoje tem apenas 8 alunos esperando uma vaga em Goioerê e todos eles são do Distrito de Jaracatiá, onde está sendo construído o Cmei, que quando estive pronto, terá vagas sobrando para a comunidade.
Segundo a secretária, o Cmei do Jardim América, inaugurado no ano passado, além de abrir vagas, permitiu que as salas de aulas reduzissem o número de alunos nos Cmeis, oferecendo melhores condições de trabalho para o professor. “Contratamos 35 novos profissionais e já demandamos para a administração mais 16 profissionais, e com isso oferecemos melhores condições de trabalho apos nosso profissionais, o que impacta diretamenrte na qualidade de ensino”.
AR-CONDICIONADO. Um tema que foi discutido pelos vereadores, e que foi esclarecido na reunião, foi o motivo pelo qual algumas escolas ainda não estarem com o ar condicionado instalado nas salas de aulas. De acordo com o secretário Gerson de Brito, o problema está na dificuldade que a Copel vem enfrentando em realizar a ligação da rede da escola com a rede pública.
“Como depende do trabalho da Copel, por duas vezes que estava agendado o serviço, o tempo de chuva cancelou o trabalho e será um serviço que deixará alguns bairros 24 horas sem energia, criando um transtorno para milhares de moradores. Gerson também adiantou que nas escolas com dualidade, será uma situação dificil de se resolver, pois o Estado não autoriza o aumento de rede, gerando conflito que não depende da Administração Municipal.
Ane ainda citou que a rede municipal conta com mais uma nutricionista e psicólogo e anunciou que está em fase de contratação um fonoaudiólogo para dar suporte aos professores para lidar com o grande número de alunos autistas que estão inseridos na rede municipal. Estes foram alguns dos investimentos implementados na rede municipal de educação em Goioerê na gestão do prefeito Betinho Lima, que tem oferecido todas as condições para que a Secretaria de Educação eleve a qualidade de ensino e de aprendizado do aluno.