A manhã de segunda-feira, 27, vai ficar marcada na vida de muitos de Juranda que estiveram envolvidas diretamente numa das ações mais violentar da história recente de Juranda envolvendo ação criminosa de uma quadrilha especializada em roubos de defensivos agrícola, quando em plena luz do dia, por volta das 9:00 horas da manhã de segunda, uma quadrilha invadiu uma empresa especializada no comércio de defensivos, e, de arma em punho agrediram e ameaçaram funcionários da empresa Agro-Rural localizada na Rua Tupininquis na área central de Juranda
ASSALTO. Passava um pouco das 9:00 horas da manhã quando o Destacamento da PM de Juranda foi informada de um roubo que estaria ocorrendo na empresa revendedora de insumos agrícolas – Agro-Rural.
Por volta das 9h15min várias ligações foram feitas via fone de emergência (190) e fone de plantão DPM Juranda, informando que um roubo estava em andamento na Agro Rural, revendedora de insumos agrícolas.
As informações davam conta que todos no local foram rendidos por cerca de 7 homens encapuzados, armados de dois revolveres, e uma arma longa, aparentemente uma espingarda calibre 12.
Imediatamente os policiais se deslocaram até à Agro Rural e constatou um tumulto, envolvendo diversas pessoas alvoroçadas e após o término do roubo conseguiram sair rapidamente e tentavam segurar um dos indivíduos que ficou para trás e tentou pegar uma das vítimas como refém, ao mesmo tempo que buscava se apoderar de uma moto Biz. Em seguida foi abordado, se rendeu, sendo identificado como R.J.R.R., que estava desarmado.
Uma das vítimas no local teve que ser levada urgente para o hospital, pois estava grávida, foi encaminhada ao hospital de Ubiratã.
GRANDE CERCO. Logo os policiais perceberam a gravidade da situação comunicou a 2º Cia da PM de Ubiratã que por sua vez mobilizou um grande contingente de policiais de toda a região: Ubiratão, Mamborê, Rancho Alegre, Goioerê e Campo Mourão.
Populares relataram que os elementos estavam com um furgão de cor prata, e foram sentido à BR-369; Os policiais deslocou no encalço, porém sem êxito. No entanto momentos após os proprietários da empresa tiveram contato com agricultores que viram o furgão, e deslocou se até eles quando os indivíduos abriram fogo e acertaram o para-brisas da camionete, momento em que um dos sócios da Agro Rural, vendo voando estilhaços, e a vítima resolveu voltar, bem como acionaram à equipe novamente informando o possível local onde teriam ido.
Conforme as informações repassadas, a Polícia Militar foi em direção à estrada da comunidade 60 Alqueires, onde cerca de 6 quilômetros adiante foi localizado o furgão prata, placas ATS-4096, um Hyundai/HR hdb, de cor prata, onde consulta feita foi verificado que havia indicativo de roubo.
PRISÃO. Efetuado diligências nada foi encontrado no furgão. Dessa forma, verificando o rastro de onde o furgão havia retornado, foi visualizado um indivíduo atravessando uma clareira de uma mata fechada à outra, porém não foi possível abordá-lo e nem identificá-lo naquele momento. No entanto a equipe localizou os insumos roubados, escondidos em meio a galhos por cima, a fim de esconder os produto do roubo. Foram encontrados 120 pacotes de Imuni, 6 pacotes de Urge, 24 gl Battle, 60 gl Fox, 4 gl Hureo, 4 gl Helmstar.
Foi isolado o local e cercado a mata fechada e densa até a chegada de apoio.
Logo após a chegada do reforço, foi possível visualizar alguns indivíduos correndo sobre a plantação de soja, quando as equipes deslocaram, os indivíduos iniciaram uma fuga para dentro de uma mata. Antes porém um dos indivíduos efetuou disparos em direção as equipes, sem conseguir acertar os policiais revidaram. Momento após foram abordados dois indivíduos fora da mata, que foram identificados como: M.V.S.M.Z., e V.A.R.M.
Outras duas equipes que chegaram em seguida, adentraram à mata e na sequência, à poucos metros, abordou o elemento G.T., tendo em seu bolso localizado um celular de uma das vítimas rendidas na empresa assaltada.
Foi encontrado ainda um revólver próximo às roupas e boné que os elementos jogaram durante a fuga. Foi encontrado um revólver de marca Rossi, calibre 22 com 6 munições intactas e uma picotada, e mais 20 munições intactas dentro uma caixa de munições CBC.
Após em novas buscas, foi abordado e identificado L.F.S., no interior da mata. Os envolvidos informaram que haviam jogado um revólver calibre 38 próximo onde foram abordados. Trata-se de um revólver de marca Taurus, calibre 38 de cor escura, com 5 munições intactas.
As buscas continuaram até o fim da tarde de segunda-feira. Porém, nada mais foi encontrado. Ato contínuo os 5 detidos foram encaminhados ao hospital para fazer laudo de lesão corporal e foram encaminhados com os objetos, para a 50ªDRP para os procedimentos de polícia judiciária.
Os envolvidos no roubo são conhecidos do meio policial da região de Campo Mourão por haver várias passagens pela polícia. O saldo da importante operação foi a prisão de cinco elementos, dois revólver apreendidos, todas as mercadorias roubadas foram recuperadas, assim como foi recuperado um furgão Hyundai, celulares apreendidos.
TRABALHO IMPORTANTE. A ação desenvolvidas pelas equipes da Polícia Militar de Jurande e Ubiratã foi marcada por grande repercussão em razão do importante trabalho desenvolvido que possibilitou a apreensão da quadrilha apontada como das mais violentas e especializada em assaltos a mão armada em plena luz do dia.
SEGUNDA VEZ. A pouco mais de um ano, no princípio de novembro do ano passado a empresa Agro-Rural foi vítima de um roubo de insumos agrícolas que deixou um prejuízo de cerca de mais de R$ 600 mil aos proprietários da empresa. Naquela oportunidade os ladrões agiram no final de semana quando estouraram uma parede do depósito da empresa e roubaram uma grande quantidade de insumos agrícolas.
Cinco assaltantes foram presos no cerco montado pela Polícia Militar
A rápida ação da Polícia Militar possibilitou a recuperação dos produtos levados no assalto
Parte do produto estava escondido na mata
Revólveres e celulares apreendidos com os assaltantes