O primeiro caso de transmissão de dengue por via sexual entre dois homens foi confirmado por autoridades espanholas na última sexta-feira (08/11/2019). A doença foi detectada em um adulto jovem cujo parceiro havia viajado a uma zona endêmica. O homem, contudo, não havia estado no país em que ocorreu a transmissão do companheiro. O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças confirmou as informações do governo espanhol.
Até então, considerava-se que a única forma de transmissão da doença se dava pela picada do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, o caso espanhol é o primeiro de transmissão sexual do vírus da dengue entre dois homens. Na Coreia do Sul, um outro caso provável de transmissão sexual entre uma mulher e um homem foi tema de um artigo científico, mas não chegou a ser confirmado.
O paciente de 41 anos contraiu o vírus após ter relações sexuais com seu companheiro, que havia sido infectado em Cuba. A contaminação do homem foi confirmada no final de setembro e intrigou os médicos, uma vez que o paciente não havia estado no país ou em nenhum outro local em que a dengue é endêmica. Também não foram encontrados mosquitos no local em que o paciente vive, na Espanha.