O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) anunciou mudança nos exames práticos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “A”, destinada a condutores de motocicletas. A partir de agora, o obstáculo do tipo rampa deixará de fazer parte do trajeto aplicado aos candidatos.
Siga a Tribuna no WhatsApp
A decisão tem como objetivo atualizar os padrões operacionais e de infraestrutura utilizados nas avaliações, em conformidade com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O Detran concedeu um prazo de 90 dias para que todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do Paraná realizem as adequações necessárias.
Segundo o órgão, a retirada da rampa foi definida após análises técnicas que constataram a necessidade de modernizar o processo avaliativo e garantir maior segurança e uniformidade nos exames. Com isso, o trajeto será ajustado para que o obstáculo não seja mais utilizado durante a avaliação prática.
De acordo com dados do Detran-PR, 12.229 exames práticos de moto foram realizados no Estado apenas no mês de setembro. Entre os candidatos que passaram recentemente pelo teste está a acadêmica de Engenharia de Software Giovana Vincensi, que foi avaliada e aprovada nesta quarta-feira na 1ª Ciretran de Curitiba. “É uma experiência que exige muita atenção e controle. Saber que o exame passa por atualizações mostra o cuidado do Detran em tornar o processo mais seguro e adequado à realidade dos condutores”, destacou Giovana Vincensi.



















