Publicidade
Publicidade

Notícias / Geral Dia de Campo Copacol: a qualidade começa pelo solo

sexta-feira, 13 janeiro de 2023.

O presidente da Copacol Valter Pitol com os diretores James e Constantino

Em busca de informações precisas que dão suporte para a produção agrícola, 2,2 mil pessoas acompanharam as palestras simultâneas do tradicional evento da Cooperativa: o Dia de Campo. Entre os principais temas abordados durante o evento, realizado nesta quarta e quinta-feira, está a estrutura do solo e dinâmica de nutrientes em diferentes sistemas de produção.

CLIQUE E FIQUE BEM INFORMADO

Com a sequência de cultivos sem a rotação, com o passar o tempo, formam-se camadas compactas no solo e a estratificação dos nutrientes, dificultando o desenvolvimento das raízes das plantas, como explica o engenheiro agrônomo, Vanei Tonini. “Nosso desafio é introduzir outros tipos de plantas de coberturas entre os cultivos ou mesmo consorciadas às culturas. Essa prática, atrelada a vários outros fatores nutricionais, vai auxiliar na formação de uma estrutura adequada do solo, gerando melhores produtividades em cada safra”, explica Vanei.

Cerca de 3 mil associados participaram do Dia de Campo realizado quarta, 11 e quinta-feira, 12, dessa semana no CPA da Copacol em Cafelândia

Dados do CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) apontam um incremento de produtividade de 4% a 5% após o consórcio com plantas de cobertura de uma análise realizada em um período de um ano. Para alcançar patamares cada vez maiores, fazer a correção do solo é importante para que o produtor entenda qual o perfil das áreas cultivadas.

O agrônomo orienta os cooperados a realizarem a análise de solo para saber quais os nutrientes existentes e qual a quantidade. “Por meio desta análise o produtor poderá planejar a aplicação de corretivos que potencializam os nutrientes necessários para que o solo possa receber a cultura”, enaltece Vanei.

Outras práticas. As palestras simultâneas também abordaram temas sobre a importância do uso de herbicidas pré-emergentes no manejo de plantas daninhas da lavoura, o complexo de enfezamentos e viroses do milho, a qualidade da semente da soja e as novas biotecnologias.

O presidente Valter Pitol participou diretamente do evento interagindo com os associados

Os cooperados também participaram as apresentações técnicas dos ensaios realizados pela equipe do CPA por meio das vitrines de cultivares de soja.

Cenários e tendências. A palestra principal do evento abordou o cenário e as perspectivas do mercado agrícola. O especialista em commodities agrícolas e consultor da FC Stone Brasil, Étore Baroni, abordou temas importantes para a agricultura brasileira, destacando os resultados da última safra e a expectativa do aumento da produção de soja para este ano.

O cooperado goioerense Pedro Fortis com o gerente da Unidade da Copacol de Goioerê, “Kiko” Turkiewicz no Dia de Campo realizada nessa semana pela Copacol no Centro de Pesquisa em Cafelândia

Informação. Durante a recepção dos cooperados e a abertura do evento, o presidente da Copacol, Valter Pitol, destacou a importância de os produtores buscarem conhecimento para que possam aplicar nas propriedades rurais. “Temos um Centro de Pesquisa referência no agronegócio brasileiro onde o produtor pode absorver todas as informações necessárias que irão agregar à lavoura. Cada vez mais o mundo precisa de alimentos e nosso papel é oferecer toda a estrutura e assistência que o cooperado precisa para produzir com qualidade”.

O ex-gerente da Unidade de Goioerê, Adauto Canelli com o cooperado goioerenses Pedro Fortis

Recepcionistas (funcionárias) da Copacol deram total atenção aos cooperados

O presidente Valter Pitol interagiu durante os dois dias com os cooperados