Em busca de informações precisas que dão suporte para a produção agrícola, 2,2 mil pessoas acompanharam as palestras simultâneas do tradicional evento da Cooperativa: o Dia de Campo. Entre os principais temas abordados durante o evento, realizado nesta quarta e quinta-feira, está a estrutura do solo e dinâmica de nutrientes em diferentes sistemas de produção.
Com a sequência de cultivos sem a rotação, com o passar o tempo, formam-se camadas compactas no solo e a estratificação dos nutrientes, dificultando o desenvolvimento das raízes das plantas, como explica o engenheiro agrônomo, Vanei Tonini. “Nosso desafio é introduzir outros tipos de plantas de coberturas entre os cultivos ou mesmo consorciadas às culturas. Essa prática, atrelada a vários outros fatores nutricionais, vai auxiliar na formação de uma estrutura adequada do solo, gerando melhores produtividades em cada safra”, explica Vanei.

Cerca de 3 mil associados participaram do Dia de Campo realizado quarta, 11 e quinta-feira, 12, dessa semana no CPA da Copacol em Cafelândia
Dados do CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) apontam um incremento de produtividade de 4% a 5% após o consórcio com plantas de cobertura de uma análise realizada em um período de um ano. Para alcançar patamares cada vez maiores, fazer a correção do solo é importante para que o produtor entenda qual o perfil das áreas cultivadas.
O agrônomo orienta os cooperados a realizarem a análise de solo para saber quais os nutrientes existentes e qual a quantidade. “Por meio desta análise o produtor poderá planejar a aplicação de corretivos que potencializam os nutrientes necessários para que o solo possa receber a cultura”, enaltece Vanei.
Outras práticas. As palestras simultâneas também abordaram temas sobre a importância do uso de herbicidas pré-emergentes no manejo de plantas daninhas da lavoura, o complexo de enfezamentos e viroses do milho, a qualidade da semente da soja e as novas biotecnologias.
Os cooperados também participaram as apresentações técnicas dos ensaios realizados pela equipe do CPA por meio das vitrines de cultivares de soja.
Cenários e tendências. A palestra principal do evento abordou o cenário e as perspectivas do mercado agrícola. O especialista em commodities agrícolas e consultor da FC Stone Brasil, Étore Baroni, abordou temas importantes para a agricultura brasileira, destacando os resultados da última safra e a expectativa do aumento da produção de soja para este ano.

O cooperado goioerense Pedro Fortis com o gerente da Unidade da Copacol de Goioerê, “Kiko” Turkiewicz no Dia de Campo realizada nessa semana pela Copacol no Centro de Pesquisa em Cafelândia
Informação. Durante a recepção dos cooperados e a abertura do evento, o presidente da Copacol, Valter Pitol, destacou a importância de os produtores buscarem conhecimento para que possam aplicar nas propriedades rurais. “Temos um Centro de Pesquisa referência no agronegócio brasileiro onde o produtor pode absorver todas as informações necessárias que irão agregar à lavoura. Cada vez mais o mundo precisa de alimentos e nosso papel é oferecer toda a estrutura e assistência que o cooperado precisa para produzir com qualidade”.