Depois de quase 4 anos iniciado, o Plano de Arborização Urbana de Goioerê será apresentado na próxima terça-feira, 24, em um trabalho que envolveu a Secretaria de Agricultura e o campus do IFPR de Goioerê e o lançamento da Cartilha de Arborização Urbana. O evento está agendado para às 19 horas.
Outro lançamento que ocorrerá naquela noite será o Programa CAFE -Campo Forte e Empreendedor – idealizado pela Associação Comercial e Empresarial de Goioerê e realizado em parceria com a Agricultura e Emater.
PLANO DE ARBORIZAÇÃO.
Este trabalho, iniciado em 2016, na gestão passada, foi uma demanda do Ministério Público diante da falta de um programa que impedisse as podas drásticas e erradicação indiscriminada de árvores em Goioerê, quando solicitou na gestão anterior, um Plano de Arborização Urbana para coibir estes abusos e consequentemente promover o plantio de árvores na área urbana, cuja população que anda a pé vem sofrendo com o sol, devido a ausência de sombras nas calçadas. A mesma solicitação foi feita na época para a Prefeitura de Rancho Alegre.
Ao assumir a pasta no inicio deste ano, a secretária de Agricultura, Viviane Kffuri foi comunicada pelo Ministério Público que o Plano de Arborização deveria ser refeito. Viviane buscou a parceria do campus do IFPR de Goioerê, que aceitou realizar o inventário arbóreo de Goioerê.
Na reunião de terça-feira, 24, será apresentado o resultado deste trabalho, com informações sobre a quantidade de árvores do município, a proporção de árvores por bairro, a projeção de plantios futuros, entre outras informações, além do lançamento da Cartilha de Arborização Urbana.
Está confirmada a presença do promotor de Justiça, José Paulo Montesino Gomes da Silva, do prefeito Pedro Coelho, o professor Ricardo Piveta (IFPR), o presidente da Associação Comercial, Alexande Cândido, entre outras lideranças.
CAFE – CAMPO FORTE E EMPREEENDEDOR
Outro momento da reunião, será o lançamento do Programa CAFE – Campo Forte e Empreendedor – idealizado pelo presidente da Acig, Alexandre Cândido, objetivando fortalecer o agronegócio familiar, mantendo o homem no campo e consequentemente, fortalecendo o comércio local.
Para a implantação do projeto, a Acig firmou parceria com Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria de Indústria e Comércio, Emater e IFPR de Goioerê. A primeira ação foi um café colonial com as mulheres da Flor do Oeste, quando foi apresentado o projeto que foi muito bem recebido pelas mulheres.
A outra ação acontecerá após o lançamento na terça-feira, que será o curso de cuca alemã, quando mulheres das diversas comunidades rurais do município vão participar. A proposta é, além de ajudar essas mulheres a diversificar os produtos, a encontrem meios para que estes produtos sejam comercializados.
Após o lançamento, estratégias deverão ser apresentadas para que o programa Cafe atinja seus objetivos.