Oi gente, tudo bem com vocês?? Faz um tempinho que não apareço por aqui não é mesmo?!
Hoje venho falar sobre Síndrome do Intestino Irritável e Transtorno de Ansiedade Generalizada, diagnóstico último que recebi em meados de 2019, e o primeiro que estou em fase de investigação.
O Transtorno de Ansiedade Generalizada, no meu caso, foi desencadeado por algumas situações que vivi nos últimos três anos que se acumularam e me deixaram meio fora do ar, e me causou falta de ar, taquicardia e sensação de sufocamento, medo de sair de casa, irritabilidade extrema, alterações de humor, entre outros….
Procurei ajuda do Médico Psiquiatra quando cheguei ao meu limite, sentia medo de mim mesma, achei que estava enlouquecendo, andava tão irritada que não conseguia ouvir meus filhos brincando… Conforme a consulta, a médica fechou o diagnóstico e iniciamos o tratamento com ansiolíticos.
Com um mês e meio de tratamento já havia uma melhora muito grande nos sintomas. Só quem pode chegar a esse diagnóstico é o Médico Psiquiatra juntamente com o Psicólogo, e se necessário entrar com medicação para auxiliar a terapia, que foi o meu caso.
A ansiedade é incapacitante para algumas pessoas, senti isso na pele… não consegui continuar no meu trabalho no escritório de contabilidade por causa das crises, chegou num ponto que só de pensar em sair de casa para trabalhar já me causava falta de ar e taquicardia.
Optei por voltar a ficar em casa em Fevereiro deste ano para me tratar, em seguida começou a pandemia e meus filhos ficaram sem escola, então o fato de já estar em casa ajudou muito com a nova rotina deles.
Sair de um emprego fixo me trouxe coragem para dar andamento no que mais amo, que é cozinhar!! Poder estar em casa com o apoio do meu marido e me arriscar na venda dos meus bolos e tortas trouxe a segurança que eu precisava para melhorar do transtorno de ansiedade. Só não esperava que apareceria outro diagnóstico, a Síndrome do Intestino Irritável.
O mais interessante (ou intrigante) é que a ansiedade pode estar relacionada com a síndrome do intestino irritável e vice e versa. A ansiedade afeta o funcionamento do intestino, e o mal funcionamento do intestino pode acarretar o aumento da ansiedade. Não é a toa que o intestino é considerado nosso segundo cérebro.
De acordo com o site do Dr. Dráuzio Varella, A síndrome do intestino irritável é um distúrbio que se caracteriza por episódios de desconforto abdominal, dor, diarreia e prisão de ventre presentes pelo menos durante 12 semanas (consecutivas ou não). O diagnóstico é baseado nos sintomas, na ausência de sinais relevantes verificados no exame físico e na visualização direta do intestino através da colonoscopia. Portanto só quem pode diagnosticar a síndrome é o médico Gastroenterologista.
Os sintomas podem piorar depois da ingestão de certos alimentos, como cafeína, álcool, leite, glúten, comidas gordurosas e vegetais que aumentam a produção de gases na digestão, como repolho, couve-flor, batata doce, feijão, melancia, pepino, entre outros. A melhor opção para melhorar os sintomas é evitar esses alimentos e começar a observar quais fazem mal.
No meu caso observei que o leite puro me faz muito mal, bem como o excesso de glúten, açúcar, vegetais verde escuro e feijões, então tenho comido de acordo com o cardápio que a nutricionista me passou para aliviar o desconforto, continuo com um ansiolítico e fazendo uso de probióticos também para restaurar a saúde do intestino.
Outra coisa que tem sido fundamental para minha recuperação, principalmente do transtorno de ansiedade, é a atividade física, qualquer uma, o importante é fazer alguma coisa para liberar endorfinas e serotonina, desde uma caminhada até atividades de alto impacto. MEXA-SE, isso é imprescindível para nossa saúde física e mental.
Estou há duas semanas numa nova crise de ansiedade, desde Fevereiro que elas estavam sob controle, e isso afetou diretamente minha nova profissão, que é a de cozinheira. Fiquei alguns dias em conseguir me concentrar para cozinhar, sem ânimo para fazer nada, muito irritada com tudo e comigo mesma por estar assim… desde que comecei a investigar a Síndrome do Intestino Irritável que venho sentindo aumento dos níveis de ansiedade, e a quarentena também tem me afetado.
Decidi me abrir com vocês porque acho válido falar abertamente sobre ansiedade, pode ajudar outras pessoas a se identificarem comigo e procurar ajuda. Ansiedade não é frescura, intestino desregulado não é normal. Temos que prestar atenção aos sinais que nosso corpo dá, e temos que nos cuidar sempre.
Aos poucos estou me reorganizando e voltando a fazer meus quitutes, aproveitando para estudar bastante para trazer novidades a vocês. Gosto muito de ver meus clientes felizes e satisfeitos após comer meus bolos, tortas e pastéis! Cozinhar para mim é terapêutico então façam seus pedidos para que eu possa sair dessa crise o mais rápido possível!!! Conto com vocês!
Me sigam nas redes sociais!! Luana Soares Garcia Cardim. Meu Whatsapp para pedidos é (44) 99942-2697.
Confira todas as matérias publicadas na coluna: https://tribunadaregiao.com.br/colunas/colunista/diario-de-cozinha-por-luana-cardim
Aproveito para lhes apresentar meu novo cardápio, pensado com muito carinho para vocês!!