O assunto foi discutido ao final da reunião do Cis-Comcam que reuniu a presença de dezenas de participantes
No final da assembleia realizada na última sexta-feira 11 que marcou a eleição do presidente do Cis-Comcam, em Campo Mourão com a presença de 18 prefeitos eleitos dos municípios que integram a microrregião de Campo Mourão, um dos assuntos que centralizou as atenções foi em torno da diplomação e a posse dos prefeitos e vereadores eleitos.
A maioria das diplomações estão marcadas para esta semana, por exemplo nos quatro municípios da comarca de Goioerê as diplomações dos eleitos de Goioerê, Moreira Sales, Quarto Centenário e Rancho Alegre está marcada para quarta-feira dia 16.
Assim como em Goioerê todas as demais diplomações estão marcadas de forma remota. E serão realizadas possivelmente nas residências de cada um dos eleitos de forma de live.
De acordo com a Justiça Eleitoral, a forma remota da diplomação obedece ao Decreto do Governo do Estado, que permite o máximo de aglomeração de 10 pessoas.
A manter o Decreto do Governo do Estado, até o próximo dia 1º de janeiro, a posse poderá ser pelo sistema remoto, situação que até o início da próxima semana deverá ser definida.
RETICENTES. O que se percebeu ao final da eleição do Cis-Comcam, é que existe resistência por parte dos prefeitos eleitos, em realizar a diplomação e posse através do sistema remoto, sem a presença dos familiares e do público, em razão do Decreto do governo do Estado que estabelece a presença de 10 pessoas em reuniões e eventos, em decorrência da segunda fase da pandemia do Covid-19.
REUNIÃO REPLETA. A posição dos prefeitos eleitos ao final da reunião do Cis-Comcam, é que não se concede uma reunião com a presença de cerca de 80 pessoas aglomeradas, onde foi tratado justamente um assunto ligado à saúde, como o Cis-Comcam, com a presença de prefeitos e de secretários de saúde sem respeitar o Decreto do governo.
Foi por este importante detalhe, que ao final da reunião a questão da diplomação e posse dos prefeitos e vereadores dominou as conversas dos prefeitos eleitos, que mostraram-se reticentes em aceitar a posse pelo sistema remoto através de Live tradicional.
Alguns preferem aguardar o decorrer dos próximos dias para se posicionar a respeito do tema que tem preocupado a todos.