A entrega de novos Onix Plus Premier, da Chevrolet, está suspensa depois que dois casos de incêndio foram registrados no Brasil. A fabricante General Motors já organiza processo de recall (convocação) para consertar o que estaria provocando esse fenômeno.
Um fato motivou a assustada reação da marca: vídeo circulando nas redes sociais mostra um Onix Plus em chamas perto de Mirador, no Maranhão. O incêndio foi no último dia 30 de outubro.
Há um porém: ainda no pátio da Chevrolet, em Gravataí (RS), uma unidade pegou fogo. Além das versões conspiratórias de sempre junto aos consumidores e jornalistas do segmento, o caso foi abafado.
No caso do Maranhão, o motorista disse apenas ter “escutado um barulho no carro” e parou. Quando levantou o capô, as chamas já se alastravam, deixando o veículo todo destruído.
Nessa terça-feira, 5, a montadora distribuiu comunicado interno, logo vazado. Nele, os engenheiros dizem que “em condições muito específicas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível, condições combinadas pouco prováveis, o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar uma falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio”.
A linguagem é cuidadosa, com excessos de “porém” e “talvez”, como sempre ocorrer em constatações de falhas. A nota diz ainda que está condição “é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos (luz do motor)” e que uma versão atualizada do software será enviada às concessionárias.
Os clientes envolvidos no recall receberão um carro alugado pelo tempo que for necessário.
Fonte: Metrópoles