A morte do médico e vice-prefeito Dr. Adilson Corpa, 74 anos, chocou não só Goioerê, como toda região, onde dedicou 44 anos em pról da medicina. Como ele mesmo dizia, foi o médico de muitas crianças que hoje são pais e já cuidava dos seus filhos.
Clique aqui e receba as notícias de Goioerê e região em primeira mão
LUTO OFICIAL. A Prefeitura e a Câmara de Goioerê decretaram Luto Oficial por três dias, sendo que os órgãos públicos terão expediente até às 12 horas desta terça-feira, 16. O velório está agendado para iniciar às 18 horas no Ginásio 10 de Agosto e o sepultamento às 10 horas de quarta-feira, 17, no Cemitério de Goioerê.
Dr. Adilson Corpa teve uma vida das mais atuantes no passado, quando foi rotariano. Em 2020 entrou para a política, disputando a eleição na chapa do prefeito Betinho Lima. Foi um nome cobiçado por todos os pré-candidatos pela vida exemplar e carisma que tinha. O seu partido, o partido PP, fechou com a chapa do então candidato a prefeito Betinho Lima. Seu nome foi oficializado como pré candidato a vice no dia 15 de setembro quando o Betinho Lima falou a seguinte frase: “É uma Coligação em favor de Goioerê, vamos trabalhar lado a lado, e o senhor, Dr. Adilson, com sua experiência de vida, vai ajudar a dirigir nosso município”.
E assim foi desde que assumiu a gestão. O prefeito Betinho Lima, tinha na pessoa do Dr. Adilson Corpa mais que um vice-prefeito. Tinha a figura de um pai, como sempre se referia a ele. Um conselheiro a quem tinha grande respeito. E tinha um compromisso, deixar Dr. Adilson assumir a cadeira de prefeito nos quatro anos de sua gestão.
Desta forma, o prefeito Betinho anunciou no dia 30 de setembro que iria se licenciar e Dr Adilson assumiria o cargo de prefeito pelo período de 7 a 17 de outubro, decisão interrompida pelo trágico acidente a qual o Dr. Adilson foi vítima, no dia 4 de outubro – três dias antes de assumir o cargo – quando chegava em sua residência, depois de um dia cansativo de plantão no Hospital Santa Casa de Goioerê.
Dr. Adilson sempre dizia que queria doar seu tempo, clinicando nas UBS de Goioerê, como pediatra, em gratidão ao povo que confiou nas propostas de campanha. Não conseguiu fazer isso, porque a Lei o impedia de fazer um trabalho voluntário, na condição de vice-prefeito. Ele dizia: “Eu preciso trabalhar nas UBS, eu prometi na campanha e tenho que cumprir minha palavra” – e durante os primeiros meses da atual gestão, fez o Jurídico da Prefeitura buscar uma forma legal de realizar o trabalho voluntário, mas foi em vão. A Lei não permitiu.
Outro desejo do Dr. Adilson Corpa, como vice-prefeito, era implantar a farmácia básica itinerante. Desta forma, o Prefeito Betinho Lima reativou a farmácia básica da Vila Guaira e na reforma e ampliação que está acontecendo na UBS da Vila Candeias, está contemplada a farmácia básica., assim como tem projeto para que outras UBS mais distantes conte com o serviço.
Muitos eram os sonhos do médico e vice-prefeito Dr. Adilson, o homem que amava os animais. O prefeito Betinho Lima desse a campanha tinha o compromisso de atuar em pról dessa causa para atender essa demanda.
Aliás, seu amor pelos animais foi o motivo do acidente. Naquele fatídico dia 4 de outubro, quando chegava em sua residência, ao abrir o portão para entrar com a sua camioneta, o seu cachorro de estimação correu para a rua, e no impulso, Dr. Adilson saiu do veículo – deixando ligado e desengatado – e ao perceber o veículo em movimento voltou correndo para puxar o freio de mão, quando foi prensado no portão.
Como o veículo é automático, estava com marcha e forçava seguir adiante, e com isso pressionava ainda mais Dr. Adilson, deixando-o gravemente ferido. De todas as costelas, apenas três não quebraram, e algumas tiveram múltiplas lesões. Os dois pulmões foram perfurados, assim como o baço, que precisou ser retirado em cirurgia. Outros órgãos também foram afetados no acidente. O seu estado de saúde sempre foi grave.
Seu último compromisso em uma solenidade, foi no dia 2 de outubro – dois dias antes de sofrer o acidente – em evento realizado no Jardim Universitário. Naquela oportunidade, a reportagem da Tribuna chegou a perguntar como seria seu trabalho como prefeito, no período em que assumiria o cargo interinamente. Dr. Adilson disse que iria manter o ritmo de trabalho e sua preocupação era em relação a algumas situações envolvendo polêmicas de vereadores do partido, e que deveria se articular naquela questão, mas sem dizer o que pretenderia fazer.
TRAJETÓRIA DE DR ADILSON CORPA EM GOIOERÊ
O médico pediatra, Dr. Adilson Pessoa Corpa, 72 anos, nascido em São Paulo, casado com Silvia Corpa com quem teve os filhos: Guilherme e Marina.
Formado em medicina pela Universidade Católica do Paraná no ano de 1972. Sua residência médica em cirurgia pediátrica foi na Cruzada Pró infância, Hospital Pérola Byinsgton, em São Paulo.
Antes de fixar residência em Goioerê, ano de 1977, exerceu medicina em: Bonito ( MS) no ano de 1973; no Hospital Pérola Byinsgton Cruzada Pró Infância São Paulo de 1974 a 1975, no Hospital Municipal Tide Setúbal, São Paulo, na Santa Casa de Misericórdia de Andradina São Paulo, em 1976.
Sua história em Goioerê começa em 1977, onde iniciou seus trabalhos na Santa Casa Maria Antonieta Scarpari. No mesmo ano também passou a atender no Hospital São Lucas. Trabalhou ainda no Hospital Santa Casa de Campo Mourão, na UTI NEONATAL. Foi Diretor Clínico da Santa Casa Maria Antonieta.
Rotariano desde 1979, Dr. Adilson foi diretor do Rotary Club de Goioerê por duas gestões.