Lançado recentemente pelo governador Beto Richa no Palácio Iguaçu, o “Programa Escola 1.000” vai beneficiar duas escolas da rede municipal de Juranda que estiveram presentes no ato com a presença do diretor do Colégio João Maffei Rosa, professor Agnaldo Guirao, do Chefe do Núcleo Regional de Goioerê, professor Ademir Santana, e demais diretores.
Conforme o chefe do NRE de Goioerê, o programa foi anunciado pelo governador Beto Richa e vai destinar R$ 100 milhões para mil escolas da rede pública estadual providenciarem obras de melhorias, como reformas em quadras esportivas, banheiros, serviços de pintura, reparos nas redes elétrica e hidráulica, calçamento, troca de telhados e forros, entre outras. As obras foram definidas durante audiências públicas realizadas ao longo do mês de agosto.
DESCENTRALIZADO: Enquanto a Escola Estadual de Rio Verde foi contemplada com o “Programa Escola Mil” o Colégio João Maffei Rosa foi beneficiado com o “Programa Escola Mil Descentralizado” que prevê a liberação de recursos de até R$ 150 mil para execução de obras que inclui a reforma geral em toda a cobertura da edificação.
Ainda conforme o chefe do Núcleo Regional de Educação de Goioerê, professor Ademir Santana os recursos serão liberados ainda esse ano e as obras serão administradas pela própria Escola juntamente com a comunidade escolar que será responsável pela execução do projeto.
“Educação é prioridade do governador Beto Richa esse programa representa um grande avanço na democratização da gestão das escolas, pois envolve toda a comunidade escolar para decidir onde aplicar os recursos, e, visa acima de tudo, melhorar as condições de ensino das escolas da rede estadual” – enfatiza o professor Ademir Santana.
Inicialmente, nos 9 municípios da área do NRE de Goioerê, 14 escolas seriam contempladas, no entanto, através do empenho do professor Ademir Santana junto a Secretaria de Estado da Educação foi possível ampliar para 18, sendo duas delas através do “Programa Descentralizado” dentro do Programa Escola Mil. São elas: o Colégio João Maffei Rosa de Juranda, e o, Colégio Vicente Leporace, de Boa Esperança.