A Econorte divulgou nesta quinta-feira (30), os valores que são cobrados a partir de sábado (1º) no pedágio entre Cambará e Andirá, na BR-369. Conforme a nota da concessionária, a tarifa para automóveis será de R$ 21,90 e para caminhões de dois eixos, R$ 38,60. A Econorte explica que o valor é o mesmo que já praticado na praça de Jacarezinho, até a suspensão de sua operação, que se deu através de decisão judicial.
Ainda segundo a concessionária, o valor do pedágio cobrado foi originalmente definido pelo Governo do Estado no edital. “Leva em consideração a compensação de diversos fatores que provocaram, ao longo de mais 20 anos, o desequilíbrio financeiro do contrato. Entre eles, a redução unilateral pelo governo do valor da tarifa em 50% no primeiro ano da concessão, o atraso no reajuste previsto em contrato das tarifas de pedágio e isenção de pedágio para cerca de 20 mil usuários”, diz a nota.
A Econorte explica que os serviços de conservação dos trechos entre a BR-153 e na PR-090, serão retomados assim que as equipes forem mobilizadas, e que manterá os atendimentos médico e mecânico emergenciais, embora essas rodovias não estejam incluídas no contrato de concessão.
AUTORIZAÇÃO JUDICIAL. No último dia 21, a Justiça Federal autorizou a concessionária reativar a praça de pedágio de Cambará, mas para isso, a praça de Jacarezinho deve permanecer inativa. A praça de Cambará foi desativada em 2002 quando a de Jacarezinho foi instalada. (Fonte: 24horas)