A árbitra goioerense Edna Alves, que integra o quadro da CBF, conquista mais uma façanha, ser a primeira mulher a apitar a final de Campeonato Brasileiro. Edna foi escalada para atuar no jogo entre Manaus e Brusque, que definiu campeão da Série D, no domingo, 18.
Estádio lotado e ela em cima de cada lance do jogo, que novamente terminou empatado e a decisão foi para os pênaltis. Festa do Brusque e mais uma marca histórica para a paranaense.
Em maio, ela foi a primeira mulher a apitar na Série A após 14 anos, quando comandou a partida entre CSA e Goiás, que terminou em 1 a 0 para o time alagoano.
A árbitra ainda apitou Atlético-MG 2 a 2 Fortaleza e trabalhou na Copa do Mundo feminina, inclusive na semifinal entre Estados Unidos e Inglaterra, vencida pelas americanas por 2 a 1.
Depois de anos integrando o quadro de arbitragem da Federação Paranaense de Futebol e sem espaço para jogos da Primeira Divisão, foi filiada à Federação Paulista de Futebol (FPF).
SÚMULA. A árbitra Edna relatou que torcedores que se encontravam no setor destinado ao Manaus arremessaram um picolé e latas de cerveja em dois momentos distintos durante o decorrer da partida.
Veja o relato completo
Aos 23 minutos do primeiro tempo fui informada pelo assistente nº 02, sr. Daniel Paulo Ziolli, que foi arremessado, ao campo de jogo, um picolé em sua direção, assistente de número 02, o sr. Daniel Paulo Ziolli, vindo das arquibancadas onde se encontravam torcedores da equipe do Manaus Informo que a partida se encontrava paralisada, e o objeto arremessado não atingiu ninguém. Após o término da partida, fomos informado pelo sr Lázaro D’angelo Pinheiro, delegado da partida, que foi identificado o autor do arremesso: sr. Caio José Neves de Melo.
Aos 16 minutos do segundo tempo fui informada pelo quarto árbitro, Sr. Adriano de Assis Miranda, que foi arremessado ao campo de jogo uma lata de alumínio (cerveja) em direção aos atletas da equipe do Brusque, que estavam se aquecendo atrás da linha de meta do lado esquerdo do banco de suplentes. Informo que o objeto foi arremessado da arquibancada onde estavam torcedores da equipe do Manaus. A partida se encontrava paralisada, e o objeto arremesso não atingiu ninguém. Após o termino da partida, fomos informado pelo Sr. Lázaro D’ângelo Pinheiro, delegado da partida, que foi identificado o autor do arremesso: sr. Marcos Bruno da Silva e Silva.
Configura o vídeo que a CBF fez homenageando a árbitra Edna, quando da ida a Copa do Mundo Feminino