Envolvida com o mundo do futebol desde os tempos de adolescente, a goioerense Edna Batista Alves, tem uma vida toda dedicada ao esporte.
Foi com dedicação que Edna Alves chegou a presidência da Liga de Futebol de Goioerê. Entidade que representa cerca de 20 cidades e coordenava um dos mais bem campeonato amador regional do interior do Paraná.
E foi através da determinação que marcou a sua trajetória de arbitra de futebol. E, foi com muita dificuldade que ela conseguiu concluir o curso de Educação Física. Começou apitando jogos amadores, competições como a Copa Tribuna de Futebol de Salão por muitos anos e coordenou a Copa Tribuna Inter-Bairros e muitas outras competições em Goioerê e região.
No entanto, o sonho da Edna era se tornar uma árbitra profissional de futebol. Iniciou a carreira profissional na Federação Paranaense de Futebol trabalhando como auxiliar e esporadicamente em algumas partidas como árbitra.
Edna não se deu por satisfeita. Queria mais. E foi em busca de seus sonhos eu em 2018, ela se transferiu para a Federação Paulista de Futebol, em busca de maior visibilidade no mundo do futebol.
E foi através da determinação que em pouco tempo os sonhos dessa goioerense guerreira, que saiu do Jardim Universitário, onde morava no início de sua carreira e ganhou o mundo, através do sonho almejado.
Hoje, Edna, uma mulher com 39 anos, é reconhecida em nível mundial como uma das melhores árbitras profissional, reconhecida pela FIFA, já tendo trabalhado na Copa Mundial de Futebol Feminina, Copa Libertadores da América Feminina, até chegar a dirigir jogos do Mundial de Clubes, recentemente no Catar.
E, mais recentemente foi escalada como árbitra principal do clássico entre Cortinthians e Palmeiras, quando recebeu elogios de toda a imprensa presente no clássico, inclusive da equipe de esportes da Rede Globo.
E, em 2019, a paranaense participou do quadro de árbitros e árbitras que trabalharam na Copa do Mundo Feminina, na França. A brasileira foi a responsável por arbitrar quatro partidas, incluindo a semifinal entre Estados Unidos e Inglaterra. Também em 2019.
Edna Alves quebrou um hiato de 19 anos sem que uma árbitra apitasse um jogo de Série A do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, trabalhou em CSA x Goiás e, desde então, vem ganhando destaque na arbitragem da elite do futebol nacional.
E hoje, 8 de março para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Tribuna homenageia a goioerense que está levando o nome de Goioerê pelo mundo afora como árbitra de futebol profissional.
A Edna todas as homenagens nessa Dia Internacional da Mulher.