Depois de todo o trabalho de produção na UPA (Unidade de Produção de Alevinos), o alevino é transformado em peixe juvenil em parceria com alguns produtores e em seguida é conduzido a terminação, que é feita pelos produtores integrados à Cooperativa na atividade de piscicultura.
Nos viveiros dos produtores, os peixes passam a ser acompanhados pelos próprios produtores e a equipe técnica da Cooperativa. Após o ciclo de produção no campo, os peixes são processados nas industrias da Cooperativa e comercializados pela Copacol, que é líder no mercado interno na comercialização de filé de tilápia.
Desta forma observa-se que a Copacol tem todo o domínio da cadeia produtiva, fato que o torna referência na piscicultura.
No campo o produtor tem feito a sua parte na terminação e a cada dia os números tem se tornado mais evidentes. Exemplo disso são os bons resultados obtidos no mês de novembro pelo cooperado, do município de Iracema do Oeste, Edson Formagio, que obteve um resultado de conversão alimentar de 1.247 kg.
Além de Edson, também se destacaram neste critério de avaliação, o cooperado do município de Nova Aurora, Dorival Trevisoli com 1.316 e Francisco Adevente, também produtor de Nova Aurora com 1.318 Kg.
Quando se fala em crescimento diário dos peixes, o produtor Paulo kammer do município de Cafelândia, se destaca com uma média 3.65 gramas ao dia. Neste critério também se destacam o produtor de Nova Aurora, Agnaldo Hinselmann, com média diária de 2.81g e Juliane Trento, produtora de Cafelândia com 2.76g.
Já no critério rendimento de filé, o destaque fica para, o piscicultor, Dorival Trevisoli, com 37.64%. Se destacam ainda, os cooperados, Paulo Kammer com 37.62% e Quido dos Santos Ortiz com rendimento de 37.52%.
O produtor Edson, que se destacou no mês de novembro, diz que está muito contente com o resultado, que é fruto de muito trabalho e dedicação no dia a dia na propriedade e isso o motiva ainda mais.
Estou muito contente com a piscicultura, pois ela é uma atividade que me proporciona um bom retorno. Agradeço a equipe técnica que me atende, pois com a ajuda dos técnicos posso dar um direcionamento mais assertivo para o meu trabalho de manejos com os peixes. Agradeço a Deus, minha família e à Copacol pela oportunidade de diversificar”, comemora o piscicultor do mês Edson Formagio.
Fonte e foto: Copacol Notícias