O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) criticou na sessão desta segunda-feira (22) da Assembleia Legislativa do Paraná a postura do secretário estadual da Educação, Renato Feder. O parlamentar afirmou que há uma completa falta de visão sistêmica do gestor da pasta e pediu que o secretário seja convocado pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa para dar explicações sobre seus atos.
“Minha paciência atingiu o limite do suportável” – disse Romanelli. “Estamos entrando no terceiro ano de governo com conflitos permanentes. Há uma inversão de valores em relação às ações na área de Educação”, completou ao questionar a substituição da atual presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), professora Graça Saad. Ela foi exonerada no meio mandato.
Romanelli disse que a atitude do secretário estadual é mais um desserviço à educação e reforça a percepção da prática de autoritarismo na Educação. O deputado sustenta que a Secretaria da Educação tem tomado decisões e quer que o Conselho apenas referende as medidas. “O secretário deve satisfação a esta Casa” – concluiu.
A professora Maria das Graças Figueiredo Saad, mais conhecida como Graça Saad, é reconhecida, afirma Romanelli, pela história que construiu no sistema de educação do Paraná. “É competente e comprometida”. “Uma educadora renomada e pessoa com relevância na nossa sociedade”.