A política de Goioerê está movimentada nesta semana com vistas às eleições municipais de 15 de novembro. As convenções encerram na próxima quarta-feira, 16, quando os partidos definem as escolhas dos candidatos a prefeito, vice e vereadores. Os candidatos a vereadores já estão se apresentando nas redes sociais.
A grande especulação envolve dois nomes: se o prefeito Pedro Coelho se lançará à reeleição, o que é grande as chances. A outra expectativa é quanto ao vice do pré-candidato a prefeito Betinho Lima.
PESQUISA. Durante o feriado prolongado uma pesquisa estava sendo realizada em Goioerê. Pelos questionamentos, muito provavelmente foi encomendada por setores da administração. O prefeito Pedro Coelho está decidindo se sairá a reeleição, já que uma das perguntas era: “você votaria em Pedro Coelho?”
Outra pergunta também deixou no ar que a pesquisa quer saber como está a avaliação do vereador José Soares perante a opinião pública, pois seu nome apareceu na pergunta sobre qual dos candidatos listados o entrevistado votaria.
Dessa forma, fica a dúvida se o vereador José Soares seria uma opção para ser pré candidato a vice-prefeito. O resultado da pesquisa deverá direcionar o futuro do prefeito Pedro Coelho. Vale destacar que paralelo a pesquisa, também estão acontecendo articulações visando coligações.
O prefeito Pedro Coelho havia anunciado a imprensa que só concorreria a reeleição se o ex-prefeito Beto Costa fosse candidato. Com a saída de Beto Costa da corrida eleitoral, a decisão de Pedro Coelho se lançar a reeleição pegou alguns de surpresa. Em conversa com o pré-candidato Betinho Lima, o prefeito Pedro Coelho deixou claro que almeja o vice de Betinho para um de seus apadrinhados, que seria José Soares, Jacy da Silva ou suplente de vereadora Luci Alvino.
ESCOLHA DO VICE. Na última semana o pré-candidato Betinho Lima, anunciou que a partir desta terça-feira, 8, iniciaria uma série de reuniões com os 10 partidos que estão integrando a aliança em pról de sua candidatura para definir o provável pré candidato a vice-prefeito.
Segundo Betinho, as reuniões vão acontecer com todos os partidos interessados em apresentar um nome para o cargo de vice. E depois, da anuência do grupo, será apresentado o nome do pré-vice. Alguns partidos já se posicionaram que não têm interesse no cargo.
CORPA E MONTREZOL. Também é dúvida o anúncio dos partidos PP e PRTB, que tem como pré-candidatos o Dr. Adilson Corpa e Olício Montrezol.
Ambos os partidos anunciam que vão lançar o vice do próprio partido. Pelo PP o pré-candidato a vice é Ernani Leite. Já o vice do PRTB, de Olício Montrezol deverá ser escolhido na convenção.
No entanto, o PP já tentou articular com o DEM, quando o ex-prefeito Beto Costa era o pré-candidato e depois com Betinho Lima, para o cargo de vice-prefeito. Segundo o que se comenta nos bastidores da política, até com Pedro Coelho já teria havido conversações neste sentido.
APOIO DE BRITO. Mesmo diante da posição do presidente do DEM em não lançar candidato a prefeito, Adilson Brito vem trabalhando e garante que lançará seu nome na convenção e caso não consiga existe especulações que de que Brito apoiará Pedro Coelho.
Agora, de uma coisa é certa: Adilson Brito surge como apoio de peso para qualquer um dos candidatos. Pela forma como foi tratado pelo DEM, ele dificilmente vai ficar fora do processo.
É aguardar para acompanhar o desfecho que sai até a próxima quarta-feira, 16, quando encerra o prazo para as convenções. Até lá tudo gira em torno de especulações.
RECURSO DO PDT. Mesmo sem chance de conseguir registro de sua candidatura pelas condenações que ainda estão pendentes, o nome do ex-prefeito Paulo Novaes continua sendo propagado nas redes sociais como pré-candidato.
O PDT, partido que sempre teve como líder José Paulo Novaes, aguarda resultado do recurso, em segunda instância, solicitando que o nome do ex-prefeito seja inserido como membro do partido.
A expectativa é que o resultado seja anunciado nesta quarta-feira,9, Se for favorável ao partido, Paulo Novaes até poderá colocar seu nome como candidato. No entanto, existem pendências de Novaes envolvendo a condenação que poderá impugnar sua candidatura.