Três convenções centralizaram as atenções da política de Goioerê na quarta-feira, 16, quando a maioria dos partidos realizaram suas convenções. Uma convenção que deu o tom de como será a campanha deste ano, que será dos mais acirrados e vai esquentar as redes sociais.
DEM COM NOVA LIDERANÇA. A convenção que polarizou as atenções ficou por conta do DEM, do ex-prefeito Beto Costa, que sai dessas convenções enfraquecido. Beto Costa havia garantido que o DEM não lançaria candidato e que a pré-candidatura de Adilson Brito, não tinha o apoio do DEM mas de outros partidos, e que a decisão na convenção passaria por ele.
Situação que acabou se revertendo, e os convencionais do DEM acabaram contrariando a determinação do líder Beto Costa e lançou a chapa “puro sangue”, com Adilson Brito, candidato a prefeito, e o vereador Agilson Flausino candidato a vice-prefeito. Surpresa duas vezes, já que Agilson já tinha anunciado publicamente seu apoio ao pré-candidato Betinho Lima e participando de suas articulações na escolha do vice.
BETINHO E DR ADILSON. E quando tudo indicava que o PP lançaria seu pré candidato , o médico Dr. Adilson Corpa à prefeito, e depois de Adilson Brito, quando ninguém acreditava que conseguiria oficializar seu nome, chegar a negociar com o PP o cargo de vice para o Dr. Adilson Corpa, mais uma surpresa na reta final das convenções.
O pré-candidato Betinho Lima, PSD, que tinha anunciado o apoio de um grupo de 10 partidos (o PP não estava entre eles), terá como candidato a vice-prefeito o médico pediatra Dr. Adilson Corpa do PP, do vice-prefeito Ernani Leite que coligou com o PSD, e vão para a disputa de 15 de novembro.
As 10 agremiações políticas que apoiam a coligação do Betinho Lima/Dr. Adilson são os seguintes partidos: PSD, Podemos, Republicanos, PTB, PSL, PL, MDB, PP, PSDB e PSC.
PEDRO COELHO SEM VICE. A saída à reeleição do prefeito Pedro Coelho não foi surpresa. Há semanas o prefeito vinha ventilando que colocaria seu nome à reeleição. A surpresa foi a falta de um candidato à vice. Demonstrou falta de liderança, pois está com a Administração na mão e não deveria ter tido dificuldades para articular um nome. Em sua convenção anunciou que até o dia 26 apresentará um nome.
PRTB. O pré-candidato a prefeito Olício Montrezol pelo PRTB, realizou as convenções e não apresentou seu vice e em uma eleição, às avessas, como está sendo em Goioerê, não será surpresa uma coligação com o Cidadania.
SÓ PARA TUMULTUAR. O ex-prefeito Paulo Novaes, que estaria sem partido conforme julgamento em 2ª instância, no TRE, teve seu nome homologado pela convenção do PDT. No entanto é um nome praticamente descartado na disputa pela sucessão. Ele pode sair, mas dificilmente conseguirá o registro na Justiça Eleitoral.
Além disse, Paulo Novaes ainda tem contas a acertar de sua condenação, o que impede de ser candidato. Ainda não devolveu o dinheiro aos cofres públicos.