O Forum Eleitoral de Goioerê tem se surpreendido com a disposição de pessoas idosas em fazer o recadastramento biométrico, iniciado obrigatoriamente no dia 1º de abril com prazo final no dia 25 de outubro.
No final da tarde de terça-feira, 23, duas senhoras, Santina Valério, de 91 anos, e Sebastiana de Freitas Ferracioli, de 93 anos, chamaram a atenção ao aparecerem no cartório eleitoral para fazer o recadastramento biométrico. Elas não são obrigadas a votarem, mas deu um exemplo de cidadania, passaram pela coleta de digitais, fez foto e pegou o novo título para não perder as eleições de 2020.
O chefe de Cartório de Goioerê, Mário Claudino comenta que as pessoas idosas estão dando exemplos aos jovens, pois proporcionalmente, são a maioria dos eleitores que estão procurando o Cartório Eleitoral. Na semana passada a equipe do Cartório chegou a registrar um momento único, quando uma senhora de 101 anos, a dona Ana Soares de Almeida, moradora de Quarto Centenário, chegou com a família para fazer o recadastramento. “Me surpreendi com a disposição. Estão dando um exemplo de cidadania aos jovens” – comenta Mário.
Dona Santina Valério, 91 anos, é moradora de Quarto Centenário há 52 anos, tem onze filhos, e conforme a filha que a acompanhava, Terezinha, “ela tem mais disposição que os filhos para fazer o recadastramento”. Santina tem por hábito votar nas eleições, mas na última não estava bem de saúde e não votou.
Já a moradora de Goioerê, Sebastiana de Freitas Ferracioli, de 93 anos, nunca perdeu uma eleição. O filho João Ferracioli explica que a mãe vota desde que mulher passou a votar e que ela faz questão de escolher seus candidatos. Dona Sebastiana chegou em Quarto Centenário no ano de 1963, há 56 anos, onde a família comprou um sítio, e quando veio para Goioerê, não deixou vender o sítio que está com família até hoje.
RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO ATINGIU 16,5% DOS ELEITORES
A Comarca de Goioerê, que abrange os municípios de Goioerê, Quarto Centenário, Rancho Alegre e Moreira Sales, ao completar três semanas que iniciou o recadastramento biométrico obrigatório, atingiu 16,5% do total de eleitores. Segundo Mario Claudino, apesar da primeira semana ter ficado muito abaixo da expectativa, neste momento o recadastramento está dentro da estimativa. No entanto alerta: o eleitor goioerense que deixar para o final do prazo para realizar o recadastramento terá que enfrentar grandes filas, já que, proporcionalmente, a maioria dos eleitores que tem procurado o Forum é da região.
Proporcionalmente ao número de eleitores, o município de Quarto Centenário é o que mais teve eleitores recadastrados, num total de 16,5%. Goioerê já atingiu 18,9%, Moreira Sales 13,8% e Rancho Alegre do Oeste 11%.
O chefe de cartório, Mário Claudino comenta que a equipe do Cartório Eleitoral responsável pelo recadastramento biométrico, num total de 16 pessoas, está realizando um trabalho ágil e apesar das pessoas passarem em frente ao Fórum Eleitoral e observarem um grande número de eleitores aguardando na fila, a espera pelo atendimento é pouca.
Quais as consequências por não fazer o recadastramento?
O eleitor que não comparecer no prazo estipulado (até 25 de outubro de 2019) terá o título cancelado, o que resulta em uma série de implicações: não poderá participar das eleições, não poderá renovar passaporte, não poderá assumir cargo público, ficará impedido de receber benefícios sociais, entre outros.