Em 24 horas foram registrados 12 casos a mais, fechando o mês com 87 positivados
O boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde de Goioerê nesta terça-feira, 30, encerra o mês de junho com 87 casos. São 80 casos a mais comparado com 1º dia de junho que eram apenas 7 casos positivos, acumulando um aumento de mais 1.000%. O boletim aponta ainda 26 casos suspeitos. Goioerê tem dois pacientes na UTI de Goioerê e a Tribuna não conseguiu levantar quantos estão na clínica covid-19 de Goioerê.
É bom ressaltar que Goioerê não atingiu o seu pico, os números vão crescer muito mais, e isso pode ser evidenciado pelo comportamento da população que tem saído às ruas sem máscaras, monitorados que estão circulando pelo comércio, e o pior, pessoas positivas que não estão cumprindo o isolamento. Atitudes que vão elevar em muito os casos positivos.
CURVA ACENTUADA DO COVID EM GOIOERÊ PREOCUPA
O covid-19 é uma doença com projeção de infectar mais de 50% da população, no entanto, os esforços são para que a curva de aumento não seja tão elevada, e os os casos subam em uma linha mais linear, para que não ocorra um colapso na saúde e chegue ao ponto de pacientes ficarem sem um atendimento adequado, com UTIs disponíveis.
COLAPSO NA SAÚDE
Ontem o governador Ratinho Junior alertou para um problema que já foi divulgado pela Tribuna, que hoje é a grande preocupação das autoridades, que é a falta de medicamento para entubar os pacientes na UTI. Segundo o governador, um hospital particular de Curitiba está sem o medicamento desde o final de semana e hoje é um problema mundial.
EVOLUÇÃO DO COVID EM GOIOERÊ
POSITIVOS. A Tribuna elaborou três gráficos para mostrar a evolução do Covid-19 em Goioerê. Um mostra a evolução dos casos confirmados e de óbitos somente no mês de junho. E outros três que mostram a evolução do dia 23 de março, quando Goioerê registrou os três primeiros casos suspeitos até o dia 30 de junho.
Segundo o gráfico somente do mês de junho, o que se avalia é que até o dia 3 de junho Goioerê tinha o controle da evolução dos casos positivos, e após isso a curva começa a crescer muito acima da média dos últimos dois meses. Período em que também Goioerê registrou as duas primeiras mortes.
SUSPEITOS. Em relação aos casos suspeitos o boletim do dia 30 de junho, terça-feira, aponta 26 casos quando no dia 1º de junho eram 4 casos suspeitos.
MONITORADOS. Em relação aos números de pessoas monitorados, na terça-feira, 30, o boletim apontou 165 pessoas monitoradas contra 27 pessoas no dia 1º de junho.
RECUPERADOS. Os números dos casos recuperados também poderiam ser maiores se comparado com o boletim do dia 1º de junho. Hoje são 42 pacientes recuperados, enquanto que no dia 1º eram 4 pacientes recuperados quando se tinha 7 casos positivos.
MORTE. Goioerê tem duas mortes por covid-19. Dois senhores, com idade acima de 85 anos. Os dois pacientes passaram pela UTI de Campo Mourão. O primeiro caso, a vítima chegou a ser liberada da UTI e quase uma semana depois faleceu. No momento do óbito, era um paciente negativado, mas o médico suspeitou dos sintomas e pediu o teste, cujo resultado apontou que a vítima era positiva para o Covid-19. A outra vítima faleceu na UTI em Campo Mourão.
CASOS NEGATIVOS NÃO BATEM: Em relação aos números negativos, este foi um dado que não teve o mesmo crescimento que os demais.
A Tribuna questionou a assessoria de imprensa da Prefeitura sobre o porque os números negativos serem poucos em relação aos números positivos e suspeitos. A resposta foi que a Secretaria de Saúde contabiliza os negativos que são fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado, e que não tem acesso aos resultados negativos de testes realizados em laboratórios particulares.
No boletim de terça-feira, 30, são 45 casos negativos enquanto que no boletim do dia 1º de junho eram 21 casos negativos, o que mostra que o crescimento não seguiu o mesmo ritmo dos demais números.
GRÁFICOS DOS TRÊS PRIMEIROS MESES DO COVID-19 EM GOIOERÊ