Na última semana a Unidade Local da Emater de Janiópolis realizou uma reunião prática para apresentar aos produtores rurais alternativas de alimentação para o rebanho leiteiro. O evento foi o segundo do projeto de multiplicação de mudas de capim.
Na oportunidade, o técnico agrícola José Cláudio do Prado apresentou aos produtores rurais dados do desempenho de três variedades de capim: capim Pioneiro, BRS Capiaçu e BRS Kurumi. As variedades, provenientes da Embrapa Agropecuária Oeste e do Iapar, foram implantadas em uma unidade demonstrativa no viveiro municipal de Janiópolis.
De acordo com o técnico José Cláudio, os materiais desenvolvidos pela Embrapa apresentam elevado teor de proteína, alta palatabilidade, baixo teor de fibra, além de rusticidade e crescimento vigoroso. Segundo o técnico, os capins Pioneiro e BRS Kurumi são ideais para o pastejo rotacionado, uma vez que produzem grande número de perfilhos e de massa fresca, e o capim BRS Capiaçu é ideal para a produção de silagem ou fornecimento diretamente no cocho.
Com o uso desses materiais o produtor garante que não ocorra falta de alimento para os animais durante o inverno, além de permitir grande disponibilidade de alimento de qualidade durante todo o ano. Através desses materiais o produtor pode garantir um aumento na produção e redução nos custos, o que resulta em maior segurança frente as oscilações de preço do mercado.
O projeto tem como principal objetivo garantir o fornecimento de alimento de qualidade para o rebanho leiteiro. Atualmente o município de Janiópolis conta com uma produção anual de 8 milhões de litros, com uma receita aproximada de R$ 10 milhões. Diversos produtores estão adotando as tecnologias apresentadas pelo Instituto Emater. Outros eventos estão programados para ocorrer nos próximos meses.