A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Viviane Kffuri começa a alertar empresários e consumidores que a partir de 2020 será obrigatório o descarte correto das lâmpadas.
O consumidor deverá entregar as lâmpadas usadas nas empresas onde comprarem, e estes encaminharem para a Associação de Coletores que será o ponto de coleta da Reciclus, uma organização formada por empresas fabricantes de lâmpadas.
Segundo Viviane, em breve as empresas de Goioerê receberam as instruções sobre a obrigatoriedade de receber as lâmpadas usadas e dar o destino junto ATA. “Estamos nos adiantando para já começar a criar o hábito de dar a destinação correta às lâmpadas, assim como as empresas se adaptando a nova realidade, disponibilizando um local para este descarte” – comenta.
Ela explica que esta ação não acontecerá somente em Goioerê, mas em todo Paraná, onde a Reciclus recolherá 100% das lâmpadas pós consumo armazenadas no Paraná, sem custo para os municípios.
Segundo Viviane, tanto o IAP como o Ministério Público já advertiram que os municípios informem todos os comércios que trabalham não só com as lâmpadas mas todos os produtos inclusos na logística, que eles tem a responsabilidade de receber esse material usado.