A Praça Central de Juranda será palco, na próxima sexta-feira, 20, da comemoração do 9º aniversário de canonização de São Francisco e Santa Jacinta Marto, os Pastorinhos de Fátima. Na programação o ponto alto da noite será a encenação “Milagre de Juranda”, marcada para as 21h30, com apresentação do grupo Espaço Sou Arte.
A dramatização retrata o acontecimento que consolidou Jurando como “Cidade do Milagre”. A programação tem início às 19h, com a oração do Santo Terço. Às 19h30 será celebrada a Santa Missa, seguida pela tradicional Procissão Luminosa. Na sequência, às 21h, o Coral Municipal de Ubiratã fará uma apresentação especial, preparando o público para o encerramento com a encenação.
O evento é uma realização da Prefeitura de Juranda e conta com o incentivo da prefeita Joelma Demeneck, que tem apoiado iniciativas voltadas ao fortalecimento da cultura e da religiosidade no município.
Em 2013, Lucas (foto), então com cinco anos, sofreu uma queda de mais de seis metros de altura enquanto brincava com a irmã, em Juranda. O acidente resultou em um grave traumatismo craniano, deixando a criança em coma. O prognóstico médico era extremamente reservado, com poucas chances de sobrevivência ou de recuperação sem sequelas neurológicas.
O caso comoveu toda a cidade. Independentemente de crenças religiosas, a população se uniu em uma grande corrente de oração. Durante o período de internação, as irmãs do Convento das Carmelitas de Campo Mourão (PR) pediram a intercessão dos Pastorinhos de Fátima.
No quinto dia de coma, Lucas despertou de forma inesperada e sem apresentar sequelas neurológicas, contrariando todas as avaliações médicas. Diante do fato extraordinário, o caso passou a ser investigado pelo Vaticano, que ouviu familiares, médicos e reuniu toda a documentação necessária para o processo canônico.
Em 2017, o Vaticano reconheceu oficialmente o milagre ocorrido em Juranda, fato decisivo para a canonização de Francisco e Jacinta Marto. No dia 13 de maio de 2017, Lucas e sua família participaram da cerimônia de canonização em Fátima, Portugal, data que também marcou o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima.
Com a repercussão internacional do reconhecimento, Juranda passou a ser conhecida como a “Cidade do Milagre”, fortalecendo o turismo religioso e recebendo fiéis e visitantes de diversas regiões do Brasil.
Sobre os Pastorinhos de Fátima
Francisco e Jacinta Marto, juntamente com a prima Lúcia dos Santos, foram as crianças que testemunharam as aparições de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, no ano de 1917. Ao longo de seis aparições, Maria transmitiu mensagens de oração, penitência, conversão e paz ao mundo.
Francisco e Jacinta, conhecidos pela simplicidade, fé profunda e espírito de sacrifício, morreram ainda crianças, vítimas da gripe espanhola. Em 2017, tornaram-se os mais jovens santos não mártires da Igreja Católica, canonizados pelo Papa Francisco, sendo exemplos de pureza, fé e confiança em Deus.
Juranda, símbolo de fé e peregrinação
O local onde ocorreu o acidente passou a ser conhecido como o Marco Zero do Milagre. Ao redor dele, foram implantados espaços de visitação que preservam a história e recebem peregrinos e turistas em busca de experiências de fé, esperança e espiritualidade.
A celebração do aniversário de canonização reforça o papel de Juranda como símbolo de fé viva, onde história, espiritualidade e devoção caminham juntas, fortalecendo a identidade religiosa do município e consolidando a cidade como importante destino de turismo religioso.
















