Faltando cerca de 15 horas para o fechamento dos portões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019), mais de meio milhão de estudantes inscritos na prova ainda não sabem para onde devem ir na hora de realizar o exame. Segundo um balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), às 17h30 deste sábado (2) o sistema indicava que 557.675 candidatos ainda não tinham acessado seu local de provas.
As provas começam às 13h (horário de Brasília) deste domingo (3). Quem chegar depois do fechamento dos portões fica automaticamente eliminado do Enem. Acesse a Página do Participante do Inep para ver seu local de provas.
Apesar do alto número de candidatos nessa situação, o Inep ressalta que a edição deste ano é a que tem a maior porcentagem de participantes já conscientes de seu local de provas desde 2016: na antevéspera da prova, nesta sexta, 86% dos inscritos já tinham acessado o endereço para onde irão neste domingo.
Às 17h30 deste sábado, essa porcentagem já havia subido para 89%.
O Enem 2019 será realizado em dois domingos, dias 3 e 10 de novembro. Os horários oficiais são os de Brasília, mas o horário LOCAL das provas varia conforme o estado.
CORREÇÃO AO VIVO. A partir das 18h30, o G1 fará um programa ao vivo com professores para comentar os pontos mais importantes de cada prova. Os docentes também falarão sobre o tema da redação. Cada pergunta ganhará ainda uma resolução comentada, na qual os estudantes poderão conferir como os professores chegaram à resposta apontada no gabarito.