O prefeito Betinho Lima recebeu, na manhã desta quarta-feira, 29, três engenheiras de Curitiba, da Secretaria de Saúde, que estiveram em Goioerê para conhecer o terreno onde será construída a moderna sede do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Goioerê, investimento de cerca de R$ 8 milhões, a fundo perdido, e que deverá ser licitada até o final do ano. Uma parceria entre Governo do Estado que investirá os R$ 8 milhões, e o município que disponibiliza o terreno.
O prefeito Betinho Lima garantiu que a licitação acontecerá até o final deste ano, para que a obra seja iniciada nos primeiros meses de 2024. A engenheira Michele parabenizou o prefeito Betinho Lima pela organização na liberação do terreno, permitindo que Goioerê receba o primeiro projeto do AME tipo 3 do Paraná. “Goioerê será pioneira, e estamos cuidando de todos os detalhes do Projeto para que seja uma referência”, disse a engenheira.
O AME Tipo III funcionará como uma policlínica municipal, proporcionando atendimento ambulatorial em várias especialidades, com consultórios médicos multiprofissionais, atendendo uma média de cinco mil pacientes por mês, em uma área de aproximadamente 1.100 m² de construção.
O terreno tem pouco mais de 3 mil m², localizado aos fundos do Colégio Premen II, área que foi desmembrada do Colégio Premen II e onde, além da construção do AME, será construída a UBS do Jardim Curitiba, cujo recurso está na conta aguardando a licitação.
Existem mais dois projetos que, segundo o prefeito Betinho Lima, que mesmo sendo díficil iniciar até o final de sua gestão, continuará trabalhando para assegurar a Delegacia Cidadã e a construção do Teatro. “São projetos que fazem parte do nosso cronograma, e gostaríamos de entregar para a população, por isso vamos continuar trabalhando”.
Já a construção da sede do AME e da UBS, queremos iniciar nos primeiros meses de 2024”, afirmou o prefeito quando estava visitando o onde será executada a construção da sede do Ambulatório Médico de Especialidades.
A Secretária de Saúde de Goioerê, Gabriela Martins, falou que o AME é um avanço para o que hoje está acontecendo no Centro de Especialidade que atualmente atende 8 cidades com cerca de 15 especialidades. Gabriela afirmou que o Centro de Especialidade migrará para o AME, onde se pretende chegar a cerca de 50 especialidades disponibilizadas para a população, entre elas a endoscopia, com a possibilidade de atender aos 25 municípios da Comcam.
A engenheira Mariana afirmou que este é o objetivo do governador Ratinho Junior com a construção do AME: descentralizar o atendimento de saúde de um único local para ficar mais próximo da população e agilizar os atendimentos. “Goioerê e região não precisarão mais ir para Campo Mourão quando todo o quadro de médicos especialistas estiver completo”, ressaltou.