Na semana que Goioerê chega a quase mil casos de dengue confirmados, a Prefeitura de Goioerê anuncia que os proprietários de terrenos que estiverem com lixo ou mato serão multados. As multas, conforme o Decreto publicado no mês de março, tem como objetivo coibir a proliferação do mosquito da dengue, que colocou Goioerê em estado de epidemia com mais de 965 casos confirmados.
Desta forma os proprietários de terrenos baldios de Goioerê que estiverem com seus lotes com lixo e mato serão multados. As multas podem chegar até R$ 2.521,80 por terreno. A cobrança tem gerado reclamação. No entanto, diante do estado de epidemia, com casos positivos aumentando diariamente, a medida acaba sendo necessária para conscientizar a população a fazer a sua parte, que é manter suas propriedades limpas, sendo está a única forma de combater o mosquito da dengue.
Segundo a Administração, a equipe de fiscalização está realizando visitas pelo perímetro urbano da cidade, notificando e aplicando multas.
FALTOU MOBILIZAÇÃO. Em tempos de pandemia de coronavírus, onde fica difícil mobilizar voluntários em mutirões, a cobrança da multa acaba sendo a forma de obrigar a população a fazer sua parte, já que a saúde pública está em risco.
A Administração deixou a situação alcançar a quase mil casos para tomar uma atitude mais drástica. Faltaram mutirões mobilizando toda sociedade e não somente relegado aos funcionários da Prefeitura, que chegaram a realizar o EcoPonto em alguns bairros, cuja preocupação da população era em descartar grandes objetos inservíveis, quando o maior problema está nos vasos de flores e nos pequenos objetos que acumulam água.
Vale destacar que no mês de março,quando Goioerê atingiu a casa dos 300 casos positivos, algumas iniciativas de escolas e sociedade organizada chegaram a acontecer. No entanto, a pandemia do covid-19 chegou com medidas de isolamento e não aglomeração. E dessa forma, em menos de um mês e meio já são 965 casos confirmados de dengue, justificando ações mais enérgicas para combater a dengue. Vale destacar que o fumace realizado na última semana foi uma ação da Secretaria de Estado da Saúde que contemplou municípios em estado de epidemia.