A Secretaria da Saúde de Boa Esperança através da equipe da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, está desenvolvendo uma verdadeira força-tarefa multidisciplinar na captura, orientação e prevenção dos acidentes com escorpiões.
A secretária de saúde, Ana Keli Oliveira recebeu o Chefe da Vigilância Sanitária da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Antônio (“Totonho”), para realizar a inspeção, com o especialista em animais peçonhentos.
A união a ser feita entre Secretarias e a Regional de Saúde, se faz necessária devido ao fato de que, entre setembro e novembro, é um período de procriação do escorpião quando necessita de mais alimento, por isso aparece com mais frequência.
O trabalho que será desenvolvido será centrado na orientação, sobre como prevenir o aparecimento de escorpiões e os acidentes decorrentes. Quanto à limpeza de áreas e quintais, eliminando os criadouros, a responsabilidade é de cada cidadão ao redor, segundo o Chefe da Vigilância Sanitária de Boa Esperança, Gilvan Mendes.
Por isso, a população precisa tomar todos os cuidados dentro e fora da sua residência, ficar atentos principalmente com crianças e idosos, que são maiores preocupações. E quando acontecer algum acidente com escorpião, dirigir-se imediatamente para os seguintes atendimentos:
– Secretaria de Saúde: 3552-1200 / 99865-1734;
– Hospital de Boa Esperança: 3552-1255 / 99991-4062;
– Vigilância Sanitária: 99726-8811;
– Atedimento de Saúde no Distrito de Alto Palmital: 3517-1116;
– Atendimento de Saúde no Distrito de Paranaguaçu: 99808-2029.
Para que tenha atendimento o mais rápido possível. O importante é procurar urgente os cuidados médicos.
A equipe da Vigilância Sanitária empenhada na caça dos escorpiões
O trabalho é dos mais intensos