A equipe de endemias da Secretaria de Saúde de Goioerê alerta a população que o escorpião amarelo vem aumentando nesse período seco e de forte calor. Somente neste ano de 2022 54 registros e já foram coletados e retirados de circulação mais de 100 espécimes do escorpião, sendo 38 apenas no bairro Vila Candeias e ainda neste ano foram registradas 7 picadas do escorpião em moradores.
Clique aqui e fique bem informado
Segundo os agentes, tem sido registrado a presença de escorpião nos seguintes bairros: Jardim Canadá, Cidade Alta, Jardim Lindóia, Colina Verde, Centro, Jardim América, Jardim Curitiba, Vila Candeias, Vila Guaira e Santa Casa. A orientação é que moradores que encontrem escorpiões devem vedar os ralos da casa, portas e janelas, dedetizar as casas para matar as baratas (principal fonte de alimento do escorpião), jogar água quente nos ralos, e se for possível passar querosene nos arredores do quintal, pois o cheiro afasta o escorpião.
Durante as busca ativa que estão realizando nos bairros, os agentes de endemias vasculham os quintais em busca do escorpião. Os acidentes onde o morador foi picado pelo escorpião já foram 7 esse ano, um número considerado pelos agentes, assustador. Os agentes alertam que Goioerê não possui o soro para veneno de escorpião. E os casos de picada de escorpião em idosos, hipertensos e crianças podem ser fatais. Caso precisem matar o escorpião, a água quente abate os animais instantaneamente.
Em caso de encontro de escorpião, notificar imediatamente a vigilância ambiental e sanitária e tomar os devidos cuidados ao lidar com o animal, nunca tocando neles diretamente, pois os mesmo se tornam agressivos quando ameaçados. “Pedimos a população que evite manter entulhos, telhas, madeiras velhas ou qualquer material que possa servir de abrigo para o escorpião amarelo” – orientam os agentes.