A divulgação da morte do goioerense ontem, quinta-feira, 17, no final da tarde, gerou diversas controversas na rede social, inclusive de que seria uma mulher e não um homem. Outro questionamento foi o porque não ter realizado o teste enquanto estava internado em Campo Mourão, e só fizeram após a sua morte.
A Tribuna buscou informações para esclarecer essas dúvidas e obteve da Secretaria de Saúde de Goioerê as seguintes explicações:
A morte foi realmente de um homem de 88 anos. Foi um paciente diagnosticado com coronavírus no dia 2 de maio e depois de permanecer na UTI de Campo Mourão, ao receber alta no dia 14 de maio, novamente foi realizado o teste que constatou que o senhor estava recuperado do covid-19.
Segundo a Secretaria de Saúde, no momento do óbito o homem apresentou febre alta e por relato de familiares que a vitima estava com tosse e dispneia, o médico que atestou o óbito desconfiou que poderia ser a Covid-19, motivo pelo qual o homem foi sepultado às 19 horas sem velório e na presença dos familiares mais próximos.
A Secretaria de Saúde aguarda o resultado do teste realizado ontem para confirmar a causa da morte do senhor de 88 anos que foi a primeira morte em Goioerê com suspeita de Covid-19.
Uma notícia que gerou muita controversa e até indignação pelo fato do senhor ter sido enterrado tão rapidamente. Triste, porém é o protocolo usado em todo Brasil. A morte deste senhor levantou mais uma vez o alerta para que a população adote as medidas preventivas como o uso de máscaras, do álcool em gel e não aglomeração.
O problema é real e já chegou em Goioerê e os números oficiais divulgados pela Secretaria de Saúde, no Boletim, é menor do que realmente temem Goioerê. Mitas pessoas estão realizados testes particulares sem comunicar a Saúde, além disso, a população não esta tendo acesso aos testes, pois o protocolo de Campo Mourão permite que o teste seja realizado somente em pessoas que estão com suspeitas, enquanto que os sintomas mais leves ficam em observação, não realizam o teste.
Se levar em consideração que a grande maioria das pessoas são assintomáticas e que muitos casos leves são covid-19, a expectativa é que os números dobrem ou tripliquem dos oficiais, que até o momento são 27 casos positivos, segundo Boletim divulgado ontem. Hoje, sexta, as especulações são de que pelo menos mais dois casos serão contabilizados no boletim que será divulgado até o final do dia.
TESTES RÁPIDOS. Outra situação que poderá aumentar drasticamente os casos em Goioerê, serão os testes rápidos que a Secretaria de Saúde passará a realizar nas pessoas em isolamento acompanhadas pela Secretaria de Saúde.
Apesar de assustar a possibilidade dos números crescerem muito, por outro lado, Goioerê poderá conhecer a sua realidade, saber a porcentagem de goioerenses que já adquiriram o vírus e realizar ações de enfrentamento com mais precisão.