No próximo dia 11, os alunos das 31 escolas dos 9 municípios da área de ação do Núcleo Regional de Educação de Goioerê vão realizar a 2ª edição da Prova Paraná.
A coordenadora da prova no NRE, Danielle Mellero destaca que o Núcleo está trabalhando para superar a participação dos alunos que na primeira edição foi de 89,9% do total de alunos do NRE. “Precisamos que os pais façam a sua parte cobrando dos filhos que não faltem à aula no dia 11, pois a Prova Paraná vai permitir ações de melhoria da aprendizagem.
Na Prova Paraná os alunos são avaliados nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática, com objetivo de entender como estes alunos estão aprendendo, quais as habilidades que eles já possuem e o que precisa trabalhar em sala.
NOVIDADE. A 2ª edição da Prova Paraná terá como novidade a avaliação de fluência para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Danielle explica que essa prova vai verificar como está a leitura e compreensão do aluno na fase de alfabetização.
Além disso, no Ensino Fundamental também realizarão as provas os alunos dos 7º e 8º anos, e, no Ensino Médio o 2º ano também fará a prova.
ENCONTROS. Danielle Mellero explica que o Núcleo Regional de Educação, está realizando os Encontros de Resultados e Análises da Prova Paraná onde os professores, além da avaliação que realizam em cima dos resultados da prova, os professores da disciplina de matemática estão tendo a oportunidade de vivenciar na pratica atividades que podem ajudar os alunos a entenderem melhor os conteúdos em sala de aula.
PROJETO DE TRANSIÇÃO. Segundo Danielle Melleiro, o Núcleo Regional de Educação de Goioerê já vinha trabalhando visando a melhoria no rendimento escolar do aluno, através do Projeto de Transição entre as etapas do Ensino Fundamental do 5º ano para o 6º ano.
O Projeto tem o objetivo de discutir e refletir sobre encaminhamentos pedagógicos para o processo de transição entre os anos iniciais e finais, minimizando os impactos gerados no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a qualidade educacional e a comunicação entre as redes municipal e estadual, comenta Danielle Melleiro explicando que o Projeto desenvolve-se por meio de encontros presenciais e por módulos de formação disponíveis na Plataforma Moodle, com ênfase nas disciplinas de Português, Matemática e Educação Física.