A Secretaria de Saúde de Goioerê informa a população que as doses de vacinas contra a gripe já se esgotaram. A procura pela vacina na manhã de hoje formou filas de carros em todo entorno do Colégio Maria Antonieta, de pessoas que optaram por ser vacinados em seus veículos, pela equipe que ficou do lado de fora do colégio.
Além da fila, em alguns veículos chegaram a ter quatro pessoas para serem vacinadas, o que tornou o processo mais lento. No entanto, havia a alternativa mais rápida de se vacinar, que era com a equipe instalada no interior do colégio. A secretaria de Saúde de Goioerê está aguardando a SESA disponibilizar novo lote e comunica a população.
Foram vacinados nesta segunda-feira, 30, em torno de 1.000 pessoas, sendo que somente através do drive thru foram 265 doses.
PORQUE SE VACINAR NESTE MOMENTO É IMPORTANTE
O covid-19 provocou a corrida pela vacina contra a gripe. Em campanhas anteriores, as Unidades de Saúde tinham que mobilizar os idosos para tomarem a vacina e nesta campanha, é o segundo lote de vacinas que Goioerê recebe e acaba em horas.
Antes de tudo, é importante deixar claro que, durante uma pandemia de uma infecção respiratória, é especialmente importante que o público-alvo da campanha contra a gripe busque a sua dose. E não porque ela imunize contra o novo coronavírus. Na verdade, ao proteger a população do influenza, menos gente necessita de hospitalização, o que ajuda o sistema de saúde a reservar esforços para o Sars-Cov-2.
A vacinação também facilita a diferenciação entre a gripe e a Covid-19, a doença desencadeada pelo coronavírus. Ora, se o sujeito recebeu a dose, porém apresenta sintomas como tosse e falta de ar, provavelmente não é o vírus influenza que os está causando.
A injeção ainda minimiza o risco de coinfecção — quando a gripe e o coronavírus atacam juntos uma mesma pessoa —, o que aumenta o risco de complicações e morte. Todos esses recados valem especialmente para os idosos e portadores de doenças crônicas, grupos que tendem a sofrer mais com a enfermidade do momento.