“Este ano não será diferente de outros anos. Teremos muitas variáveis que irão influenciar no mercado brasileiro. Cabe ao produtor aproveitar que os preços estão bons para fazer negócio”, avalia o consultor Paulo Roberto Molinari, durante palestra realizada no 29º Dia de Campo da Copacol.
Atuando há 28 anos em análise econômica e de mercados agrícolas, Paulo também é especialista nos segmentos de milho e carnes, e Diretor Técnico da empresa da SAFRAS & Mercado.
Durante a palestra, Paulo falou sobre o cenário atual do mercado agrícola e também de carne, analisando diversos fatores que podem influenciar nos preços comerciais de uma produtora, como o clima, safra dos Estados Unidos 2019 ainda em aberto, acomodação do câmbio, fluxo de capitais e reformas no Brasil, fluxo de embarques de soja, possível acordos comerciais entre Estados Unidos e China, entre outros.
“A verdade é que 2020 já começou. A expectativa que tínhamos no ano passado já é realidade hoje, porque os preços estão acima dos custos de produção e dando margem ao produtor” acrescenta o especialista.
O jovem Gabriel Eduardo Casacci, de Palmitolândia, acompanhou pela primeira vez o Dia de Campo da Copacol e acredita que a agricultura vai evoluir muito nos próximos anos.
“Gostei de ter participado deste evento porque aqui tem muita informação que podemos agregar em nossa atividade. Vejo que a agricultura está em evolução e vai continuar crescendo. Por isso precisamos acompanhar essas mudanças, investindo em tecnologias em busca de maior produtividade e rentabilidade” afirma Gabriel.