A estiagem começa a modificar as paisagens em várias regiões do Paraná. No Rio Piquiri, em Formosa do Oeste, a falta de chuva na região revelou rochas que geralmente são cobertas pela água. O ponto conhecido como Apertado do Rio Piquiri recebe esse nome pois é um dos trecho mais estreitos de toda a extensão do rio.
O cenário é reflexo da pior estiagem que o Paraná enfrenta desde 1997, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A baixa precipitação já dura dez meses. Levantamento do Simepar apontou que nove das maiores cidades paranaenses, de quase todas as regiões do Estado, tiveram chuvas bem abaixo da média histórica entre junho de 2019 e os primeiros meses de 2020.
Contudo, após um abril seco, os próximos dias devem ser mais animadores. A meteorologia indica que a semana será marcada por grandes mudanças no tempo. Conforme o Simepar, uma frente fria chega ao Paraná nesta terça-feira (05) e traz chuvas, em um primeiro momento, para os setores de fronteira com Paraguai e Argentina, além da divisa com Santa Catarina.
As previsões não indicam volumes de chuvas significativos e, apesar de aliviar o cenário da estiagem, não serão suficientes para repor o nível dos reservatórios.
Fonte: Catve.com