Um estudo divulgado pela Folha de São Paulo – um dos jornais de maior circulação no Brasil – classificou a administração do prefeito Beto Costa como eficiente. A cidade aparece entre as 50 melhores do Paraná e na 714ª entre os 5.281 municípios brasileiros.
Esse estudo inédito lançado pela Folha de São Paulo em conjunto com o Instituto Datafolha mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros.
O Ranking de Eficiência de Municípios – Folha leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569.
Numa escala de 0 a 1, só 24% das cidades brasileiras ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. Com uma classificação de 0,526 Goioerê aparece a frente de grandes cidades como Cianorte, Umuarama, Toledo, Cascavel, entre outras.
O estudo aponta que a Prefeitura de Goioerê tem realizado investimentos eficientes em setores prioritários como educação, saúde e saneamento básico. Os investimentos executados para a população goioerense foram bem acima da média nacional.
Para se ter uma ideia, o estudo apontou que 26% da arrecadação em Goioerê foi investido em educação. Já na área da saúde a Lei de Responsabilidade Fiscal exige 15%, mas na atual Administração esse percentual chegou a 29%, conforme mostrou o ranking da Folha.
Outro fator que comprova a eficiência da gestão Beto Costa é com relação ao percentual de contratação de servidores públicos que é de 3,1 para cada 100 habitantes. Já a média nacional chega a 5,1.
Para o prefeito Beto Costa esse ranking de eficiência da Folha, vem destacar o estilo de administração que foi adotado em Goioerê. “Desde que assumi o Município, sempre deixei bem claro que iria adotar um sistema de gerenciamento empresarial e assim foi feito, e os resultados estão ai”, destaca ele.
O estudo também mostra que volume de recursos para Goioerê é considerado menor que a média nacional. “Como estamos sendo eficientes na nossa administração estamos conseguindo fazer muito mais, com menos recursos”, informou Beto Costa acrescentando que essa eficiente gestão tem refletido positivamente na melhoria do atendimento da saúde, educação, infraestrutura e em todas a áreas. “Nossa cidade melhorou muito”, concluiu.
Instituto Federal do Paraná, uma das mais importantes conquista na área da educação
Beto Costa teve a sua administração avaliada como destaque pela Folha de São Paulo
O setor de saúde avançou em todos os sentidos
O aterro sanitário resolveu um problema crônico
A educação infantil ganhou importantes avanços
Muitas famílias melhoraram as condições de moradia
A Praça e a biblioteca foram totalmente remodeladas