O ex-prefeito de Goioerê (gestão 65/68) Gil Marques de Almeida, 90 anos, atualmente radicado na cidade litorânea de Antonina, onde mantém-se no ramo de farmácia, o mesmo ramo em que atuou em Goioerê desde que aqui chegou, em 1951, teve seu trabalho como prefeito de Goioerê reconhecimento, especial por ter sido o prefeito na época que mais construiu casas e estradas dentro os demais prefeito do Paraná, pela Sociedade Árabe do Paraná que homenageou Gil Marques de Almeida, que passa s ser o primeiro ex-prefeito do Paraná nomeado Comendador da Sociedade Árabe do Paraná.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Assim como aconteceu quando chegou em Goioerê em 1951, Gil Marques tem em Antonina uma presença ativa na comunidade, tanto no ramo de farmácia onde está instalado com a sua tradicional “Farmácia Nova” como nos mais diversos setores da cidade.
E foi com a sua presença destacada que a Sociedade Árabe do Paraná, através de levantamento de seu currículo que pode conhecer toda a trajetória de vida e de pioneirismo de Gil Marques de Almeida, que se estabeleceu em Goioerê quando aqui havia uns poucos ranchos e cerca de 7 casas na comunidade que estava sendo formada. Gil Marques mudou-se de Goioerê entre 92/93 quando estabeleceu residência em Curitiba e mais tarde em Antonina.
FAMÍLIA. Em Goioerê casou-se com Izaura Alves de Almeida com qual teve os filhos José Gil, Jane Mara, Hilka e Fernando do segundo casamento com Eurice Bueno teve o filho Dean Fábio.
CARREIRA POLÍTICA. Gil Marques teve uma carreira política goioerense atuante. Foi vereador e substituiu o prefeito Ladislau Shicorski, que o antecedeu. Foi Juiz de Paz e Delegado de Polícia em Goioerê. Vereador e depois prefeito. Foi eleito prefeito e elegeu seu sucessor e primo, Alcir Araújo, que foi funcionário de sua farmácia. Nos anos seguintes perdeu duas eleições para prefeito. Ficou descontente e mudou-se para Curitiba.
Escolas rurais e estradas marcaram a administração de Gil Marques
Um dos marcos levantado no currículo de Gil Marques, hoje com 90 anos, pela Sociedade Árabe do Paraná que possibilitou a homenagem a este grande goioerense, foi o trabalho desenvolvido pelo prefeito Gil e seu vice o saudoso Hermelindo Moutinho, foram as abertura de estrada interligando as comunidades rurais constituídas por pequenas propriedades que passou a receber muitas famílias.
E, preocupado com o número contingente de famílias que vieram se erradicar na zona rural de Goioerê o prefeito Gil de Almeida arregaçou as mangas e se voltou em torno da construção de escolas rurais na época multi-seriadas, ou seja na sala de aula funcionava diversas series, só com um professor (a) que além de professora, era zeladora e merendeira. E, praticamente todas elas residiam na própria comunidade.
Uma iniciativa que até hoje é reconhecida pela valorização que o então prefeito Gil tem à educação em sua administração.
Homenagem e comenda
E foi em reconhecimento ao importante trabalho desempenhado em sua administração que a Sociedade Árabe do Paraná homenageou Gil Marques de Almeida com a importante e valorosa comenda. Um orgulho, não só para a comunidade de Antonina, mas, principalmente para Goioerê onde Gil deixou uma região de admiradores.
PRIMEIRA DO PARANÁ. Durante reunião hoje no gabinete da Prefeitura de Antonina o prefeito José Paulo Azim, o presidente da Sociedade Árabe, Motih Ibrahim, afirmou que, “o ex-prefeito de Goioerê, Gil Marques de Almeida, ficou na história do Paraná com político íntegro e competente.
Por esses motivos é o primeiro ex-prefeito do Paraná nomeado Comendador da Sociedade Árabe do Paraná.”
PRESENTES NA HOMENAGEM. O radicado em Antonina, Moutih Ibrahim, presidente da Sociedade Arabe do Paraná. Youssef Mousmar, presidente da Associação Cultural da Síria. Saad El Gassam, diretor da Associação Cultural Antoun Saadh. José Gil, diretor do Jornal Agua Verde de Curitiba; Gil Marques de Almeida, farmacêutico. Dean Fabio de Almeida, professor da PUC. Daniela Abdala, advogada e outras lideranças de Antonina.