O ex-vereador de Campina da Lagoa (PR), Márcio Fernando Calderari, de 57 anos, foi preso na última quarta-feira (13) em Cuiabá (MT), após fugir do Paraná para escapar de uma condenação judicial. Ele foi localizado em um ponto comercial no Distrito Industrial da capital mato-grossense por agentes da Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia Civil.
Márcio foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão por extorsão, crime relacionado a um esquema de fraude em benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na região de Campo de Mourão (PR). A ordem de prisão foi expedida pela Comarca de Campina da Lagoa, e a decisão judicial não cabe mais recurso.
Esquema de fraudes
Segundo a investigação, Márcio fazia parte de um grupo criminoso que concedia aposentadorias indevidas a trabalhadores rurais sem direito ao benefício. Para isso, o grupo falsificava documentos e inseria dados falsos no sistema da Previdência Social.
Após obter os benefícios fraudulentos, os integrantes do esquema se apropriavam de parte dos valores recebidos pelos “beneficiários”. Um dos casos apurados foi o de um agricultor que recebeu pagamentos irregulares durante um período de seis anos.
A prisão de Márcio Fernando Calderari representa um desdobramento de ações da Justiça e das forças policiais para combater crimes contra a Previdência e assegurar a responsabilização de envolvidos em fraudes.