“Foi de arrepiar!” É o primeiro pensamento de muitos quando perguntado sobre o que achou da ExpoGoio 2019. Um evento grandioso, que reflete o que disse o secretário de Estado e representante do Governador Ratinho Junior, Marcio Nunes na abertura oficial: “Com certeza a ExpoGoio hoje está entre as cinco maiores exposições agropecuárias do Paraná”.
Partindo desta premissa, os números comprovam os testemunhos, pois de acordo com presidente da SRG – Sociedade Rural de Goioerê Fernando Nunes, foi o primeiro ano que todos os espaços possíveis no parque de exposição foram comercializados.
GIRO FINANCEIRO – Impossível chegar a um número exato do valor em reais que circulou dentro do Parque de Exposição, entre negócios realizados com expositores nos stands externos, pavilhão comercial, praça de alimentação, bebidas, Parque de Diversão, barraca da Festa das Nações e na arena de shows.
Todavia, pelo entusiasmo dos expositores consultados, os negócios assumiram proposições das mais rentáveis e satisfatórios. Segundo o representante comercial Diego Willian da IZA Náutica da cidade de Umuarama e da CVC Turismo “Estamos contentes com o investimento feito para estarmos na Expogoio, foi muito satisfatório e já iremos nos programar para 2020. A Expogoio eleva os negócios, além de valorizar a marca da nossa empresa.
GERAÇÃO DE RENDA NO MUNICÍPIO: A 33ª ExpoGoio e 34ª Feira das Nações movimenta também o setor comercial da cidade como: restaurantes, hotelaria, supermercados e lanchonetes, além de contratações temporárias de centenas de mãos de obras em serviços de manutenções de stands e trabalhos comerciais, limpeza e segurança do parque e outros, gerando inúmeras oportunidades de trabalho.
ACIG DESTACA. O presidente da ACIG – Associação Comercial e Empresarial de Goioerê Alexandre Cândido enalteceu que o comercio goioerense as vésperas da ExpoGoio e durante o evento, tem um movimento bem acelerado, gerando uma renda extra e importante para os comerciantes neste mês de agosto. “Ficamos contentes em ver a satisfação de muitos comerciantes durante a ExpoGoio, com certeza o potencial da festa é importante e faz girar recursos na cidade” frisou Alexandre.
O proprietário do Mega Lanches Paulo Fernando “Paulinho” citou ao Núcleo de Imprensa da ExpoGoio que o movimento de seu lanche durante a festa superou todas as expectativas, todos os dias atendeu até as 7 horas da manhã, “teve noite que nosso pão estocado acabou três vezes”, citou de maneira contente o empresário.
BOVINOCULTURA: É parte da veterinária especial que trata das técnicas para a criação de bovinos. A bovinocultura tem múltiplas finalidades dentro da produção de matérias primas e trabalho e esteve presente na ExpoGoio com a exposição de animais P.O.
Cerca de 200 animais estiveram expostos nos pavilhões do Parque de Exposições, sendo possível conhecer e também comercializar as seguintes raças: Brahma, Holandesa, Tabapuã, Nelore, Fanqueiro, Simental, Senepol e a novidade deste é a raça Angus.
O Julgamento da Raça Nelore – gado de corte e Raça Holandesa – Leiteira foi um atrativo interessante para o público e expositores de gado.
MUSEU DA ROÇA/LHAMA: Uma interessante exposição coordenada pelas secretarias municipais de Cultura e Agricultura promovida pela Emater e Secretaria Municipal da Agricultura, no recinto de leilões do Parque de Exposição da Sociedade Rural de Goioerê chamou a atenção do público que passou pela festa.
Trata-se de um museu itinerante da Casa da Memória de Goioerê em parceria com o Museu Rural do Porto VI que expos itens antigos usado por camponeses da roça, contando um pouco da história da época em nossa região.
Lhama – Outra curiosidade no recinto foi a presença de animais da espécie Lhama, cedidos pela Unipar para a Expogoio 2019. O animal é exótico da Cordilheira dos Andes, e se adapta bem as mais diversas condições de território e ao clima quente e frio, alimentam-se de capim e medem de cerca de 2,40 metros.
CICLO DE PALESTRAS: Um atrativo importante para produtores e agricultores em geral do agronegócio, foi o XVIII Ciclo de Palestras Agropecuárias da 33ª Expogoio. O presidente da Sociedade Rural, Fernando Nunes, esteve presente na abertura oficial do Ciclo de Palestra e salientou aos participantes da necessidade de levar aos produtores e informações e conhecimento de caráter tecnológico e administrativo do setor da agricultura e pecuária.
Fernando Nunes destacou ainda os parceiros na realização deste ciclo de palestras: Sindicado Rural de Goioerê, Aprosoja, Sicoob, Governo do Estado do Paraná, de salientar os diversos apoiadores, entre eles, as cooperativas Copacol, Integrada, Coamo, e C. Vale e Secretaria de Municipal de Agricultura.
RODEIO SHOW – O Rodeio, a Prova dos 3 Tambores e o Team Roping envolveu disputas emocionantes da arena da ExpoGoio. A estrutura do rodeio foi Chiquinho Boiadeiro, com a realização da G. Mattos, iluminação Star Som, transmissão ao vivo Mídia Brasil, narração Adriano Duarte, voz padrão Carlos Militão, comentários Tom Pedroso, juízes Vinicius de Almeida e Joao Marcos, Salva-Vidas Latinha e Thiaguinho, boiadas: Velho Oeste, G. Mattos. O campeão do rodeio foi Diego Gonçalo Rosar.
SHOWS – Uma grade artística renomada nacionalmente de cantores que levam multidões aos seus shows. E foi exatamente desta forma nas quatro noites da ExpoGoio com muita festa e diversão garantida.
O primeiro dos grandes shows foi com a dupla Maiara e Maraisa na sexta-feira, no sábado a festa foi no ritmo do sertanejo mais rustico com a dupla Edson e Hudson. No domingo a revelação Felipe Araújo levou milhares de fãs à arena de show.
E para encerrar a ExpoGoio com recorde de público, o palco da ExpoGoio ficou por conta do cantor Luan que comemorou os 64 anos da cidade de Goioerê, sendo um presente da administração pública aos goioerenses.
O sucesso ficou mais do que registrado com a interminável fila de veículo na noite de segunda-feira, que ia do Parque de Exposições até próximo ao Restaurante do Gaúcho.
SOCIEDADE RURAL – O presidente da SRG, Fernando Nunes destacou sua gratidão com os parceiros, apoiadores, colaboradores, imprensa, patrocinadores. Toda a diretoria da Rural e ao público que se fez presente nos quatro, e que o desafio de cada vez mais evoluir a festa continua para 2020. E já tem data definida: será de 7 a 10 de agosto.