O programa “Trator, Implementos e Equipamentos Solidários para a Agricultura Familiar” do Paraná, oferece financiamento a preços reduzidos para pequenos produtores rurais adquirirem tratores, pulverizadores e colhedoras. É resultado de uma colaboração entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), a Fomento Paraná, instituições financeiras, cooperativas de crédito e fabricantes de maquinário agrícola.
CLIQUE E FIQUE BEM INFORMADO
Destinado a agricultores familiares que explorem áreas de até 80 hectares e renda bruta anual de até R$ 500 mil proveniente da agricultura, o programa já entregou cerca de 12 mil equipamentos desde a sua criação. A demanda principal é por tratores de 75 cv, mas também há a possibilidade de tratores com 55 cv, pulverizadores de até 900 litros de capacidade e colhedoras de grãos com no mínimo 175 CV.
Uma característica do programa é a segurança oferecida aos beneficiários pelo Sistema de Equivalência em Produto, sustentado por recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico. Esse sistema garante o ressarcimento de parte do pagamento do financiamento, caso o preço médio da saca de milho esteja abaixo daquele pactuado pelo programa. Além disso, os preços dos equipamentos financiados são de 10 a 15% menores que os de mercado.
Para participar, os agricultores devem procurar a unidade do IDR-Paraná em seu município, preencher uma pré-proposta para análise cadastral por um agente financeiro. Após aprovação, a Seab finaliza o processo e encaminha as propostas para os bancos credenciados realizar o financiamento e a liberação dos equipamentos. Neste começo de ano o programa encontra-se suspenso, aguardando novo edital da Seab para o ano de 2024.
No município de Boa Esperança, os agricultores José de Sordi Pericinoto, em sociedade com o filho e cunhado, adquiriram uma colhedora de grãos com apoio do Programa Trator Solidário, sendo o crédito aprovado pela Sicredi, na linha de Crédito Pronaf Mais Alimentos. O equipamento adquirido é da marca New Holland, modelo TC 4.90, com potencia de 175 e uma plataforma de 20 pés e fará a colheita de aproximadamente 97 hectares cultivados com soja e milho. A consequência desta política pública é modernização da agricultura familiar local, com eficiência na colheita e redução dos custos; também proporcionando melhores condições de trabalho e potencial aumento na produtividade das suas lavouras.