O Dia Internacional da Mulher tornou-se um momento de compartilhar histórias de superação, destacando a importância feminina no agronegócio durante evento digital realizado pela Copacol.
Para inspirar cooperadas, colaboradoras e comunidade, a Copacol realizou a live sobre “O Poder de Transformação da Mulher”, pelo Canal Oficial da Cooperativa no Youtube. Empreendedora, cafeicultura e palestrante, Marisa Helena Contreras foi a convidada, por ser uma grande incentivadora de projetos que enaltecem o protagonismo feminino no campo e nos negócios.
Formada em Farmácia, Marisa casou-se com um argentino e decidiram morar no Brasil. Há 15 anos adquiriram uma fazenda em Minas Gerais e há oito deram início ao sonho de produzir café. “Meu marido me pediu para ajudá-lo na fazenda. Mesmo não sabendo nada de café, aceitei o desafio e acreditei muito que um sonho pode transformar o mundo. Quando nos unimos a outras mulheres, transformamos ainda mais a nossa realidade”.
MULHER DE CORAGEM. Fazenda Capoeira Coffee, em Areado, nas montanhas do Sul de Minas Gerais, atualmente produz café especial para o Brasil e mais quatro países. Antes de iniciar a produção, Marisa foi desestimulada: a região não teria a altitude ideal para uma produção de qualidade. Mas ela se recusou a aceitar: procurou estudos, desenvolveu técnicas e com as próprias mãos iniciou o cuidado dos grãos, ficando debaixo de sol, rodando o café doze vezes por dia. “Eu acreditei na transformação, na produção de café de qualidade e ocupei lugares que estavam vazios. Aquela fazenda que não produzia com qualidade hoje está entre as melhores do País e ainda exporta café para quatro países. Portanto, nenhum desafio pode ser maior do que os nossos sonhos”, finaliza a empreendedora.
DIRETORIA. Na oportunidade, o presidente Valter Pitol deixou uma mensagem para todas as participantes da palestra. “A força da mulher move a nossa Cooperativa, pois sempre tivemos presença marcante de todas em nosso trabalho, nos mais diferentes cargos. A postura ética profissional e responsável de vocês fez com que pudéssemos crescer, e esse respeito às diferenças é importante para a construção de uma sociedade mais justa e preparada para as próximas gerações. Parabéns a todas as mulheres que fazem parte da nossa Cooperativa”, enaltece Pitol.