Foram três anos e meio em que a cultura em Goioerê viveu momentos intensos, que marcou o resgate a arte. Como afirma o secretário de Cultura, Pedro Marques, “tiramos a cultura da UTI”, que ressurgiu quase do zero, permitindo que Goioerê voltasse a respirar a cultura.
E, depois de tanto trabalho, na última semana a Secretaria de Cultura paralisou as atividades, com a exoneração dos estagiários e os diretores que estão em férias. E, assim que cumprirem as férias também serão exonerados.
“Temos sido cobrados sobre a paralisação das aulas e oficinas oferecidas pela Casa da Cultura. E com a exoneração da equipe, também estarei deixando a Secretaria” – desabafa Pedro Marques.
Para Pedro Marques, tudo que a Cultura viveu nestes últimos anos, fica de legado para que os próximos gestores possam trabalhar com mais tranquilidade. “Estruturamos a Casa da Cultura e mostramos que a população precisa e aprecia as mais diferentes formas de artes. Como artista, continuarei fazendo arte” –afirma Pedro Marques.
A CULTURA PULSOU!
Atendendo mais de mil alunos em todas as áreas, uma das primeiras iniciativas do secretário de Cultura, Pedro Marques, foi fazer a Casa da Cultura funcionar no horário noturno, com aulas à noite. Pedro explica que existia uma demanda reprimida, e assim que as aulas de música, dança e artes plásticas foram colocadas a disposição da população, os horários tiveram que ser ampliados.
No entanto, as aulas foram descentralizadas para chegar ao maior número de pessoas. O projeto NIAC levou aulas de arte, através do contraturno, nas escolas , além das aulas para os alunos do Projeto Viva a Vila.
O projeto “Bom Dia Café com Poesia” visitou empresas, cooperativas, escolas, secretarias e eventos diversos. Assim como aconteceu com a “Caravana da Cultura” que realizou incontáveis apresentações, através do projeto itinerante onde música, dança, teatro e artes plásticas e visuais foram apresentadas por artistas e os alunos da Casa da Cultura.
Exposições de artes plásticas deram espaço para artistas locais mostrarem seu trabalho.
A Banda Novo Tempo e o Quarteto se apresentaram em dezenas de eventos levando a boa música brasileira. Assim como a cultura esteve presente em grandes eventos como no Leitão Maturado e na ExpoGoio.
Sem falar nos dois grandes espetáculos produzidos pela equipe da Casa da Cultura: o show “Vozes do Meu Sertão” e “Ontem ao Luar”.
CASA DA MEMÓRIA. O secretário Pedro Marques lembra que a Casa da Memória é um dos projetos que depois de muita luta se conseguiu garantir o local e a sua reforma. “Não conseguimos inaugurar em nossa gestão a Casa da Memória. Mas deixaremos essa importante conquista para Goioerê. Será um local onde nossa história será resguardada. Nesta área, Pedro lembra da reestruturação da Associação dos Pioneiros que estava desativada por falta de apoio.
ZUMBA. Goioerê conheceu a Zumba através da Cultura, que trouxe pela primeira vez as aulas para a Casa da Cultura e explodiu de sucesso na cidade.
Sucesso em todos os setores e que a população de Goioerê pode se beneficiar, ou como aluno ou como expectador.
“Fechamos a cortina desse grande espetáculo. Fica agora o desejo que o futuro seja de uma cultura pulsante, com novos projetos, apresentações e que a população continue tendo a oportunidade de respirar arte” – ressalta Pedro Marques.
Projeto Viva a Vila
Os mais de 200 alunos do Projeto Viva a Vila também foram beneficiados com atividades culturais, através da Casa da Cultura, assim como teve o apoio das secretarias de Esportes e Ação Social.
No entanto, conforme o secretário, Pedro Marques, o projeto já existia anos antes de ocupar a Secretaria. “É um projeto que começou com aulas de futebol, através do trabalho voluntário dos idealizadores do projeto e do apoio de empresários e profissionais liberais” – explica Pedro Marques, frisando que a Cultura permitiu ampliar as atividades, assim como as crianças atendidas, tirando-as da rua e ensinando cidadania através da arte e do esporte.
De acordo com Pedro Marques, coordenador do Projeto Viva a Vila, no início do ano pretende manter contato com o prefeito eleito Pedro Coelho e apresentar o projeto e solicitar o mesmo repasse que é realizadas para as demais entidades, já que trata-se de um trabalho social que atende crianças em vulnerabilidade social.
Finalizando, Pedro afirma que o projeto se tornou grande demais e por isso só já justifica sua participação na Festa do Leitão Maturado e na ExpoGoio, já que se tratam de dois eventos importantes para dar suporte financeiro para as entidades.
Durante três anos e meio, Pedro Marques fez Goioerê respirar arte
O espetáculo musical “Ontem ao Luar” foi sucesso
A cultura movimentou todas as formas de artes em Goioerê
A ginástica rítmica é uma das atividades do Viva a Vila
Centenas de crianças e adolescentes são atendidos no Projeto Viva a Vila