Com cerca de 60 inscritos, entre crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 13 anos, começou nesta quarta-feira, 17, a edição de inverno do Programa Férias Felizes realizado em Rancho Alegre do Oeste com total apoio da prefeita Suely da Silva.
Projeto que tem como objetivo oferecer atividades pela manhã e à tarde para alunos da rede municipal e estadual para que ocupem o tempo ocioso das férias escolares com atividades recreativas, esportivas e culturais.
De hoje, quarta, 17, até o próximo dia 26, as atividades se concentram no Centro de Eventos no Parque de Exposição. A abertura contou com a presença do vice-prefeito, Adão Primo, o secretário de Ação Social, Rubens Bernardes e a coordenadora do Cras, Driely Fernanda Guilhermino.
Este ano o projeto conta com 12 monitores que dividiram os alunos em três grupos, por faixa etária que irão cumprir uma série de atividades.
Todos os alunos chegam às 8 horas quando tomam um café da manhã e se dividem para as atividades que acontecem até as 12 horas. Retornam para o projeto Férias Felizes às 13:30 horas onde permanecem até às 16:30 horas, depois uma tarde com atividades e lanche.
A coordenadora Driely explica que dentre as atividades, na sexta-feira está previsto um pic-nic no lanche da tarde com cachorro quente, pipoca e suco. Na terça-feira será uma macarronada. Também acontecerá contação de história e palestras com as equipes da Saúde e Assistência Social.
Segundo Driely, para estimular a participação dos alunos nas atividades, este ano as brincadeiras estão sendo pontuadas por alunos, e no dia 26, os alunos que conquistarem a maior pontuação receberam medalhas.
O encerramento será com um jantar na noite do dia 26 com a presença de alunos, familiares e autoridades.
PROGRAMA MODELO. O programa Férias Felizes de Rancho Alegre é inédito na quase totalidade dos municípios do Paraná conforme assegura a própria Secretaria de Estado da Criança e do Adolescente.
O cronograma foi lançado há mais de 20 anos pelo saudoso prefeito Valdinei Pelói, cuja proposta foi de atender as famílias de crianças que estudavam nas escolas e creches do município, e que na época das férias, os pais trabalhavam e não tinham como cuidar dos filhos que ficavam perambulando pela cidade.
As fotos abaixo são das atividades que aconteceram na manhã de hoje, quarta-feira.