De acordo com os números apresentados pela Secretaria de Saúde referente ao último resultado do LIRA – Levantamento de Índice Rápido – que mostra o índice de focos da dengue encontrado na cidade, Goioerê apresentou 0,6% de foco, abaixo do indicie aceitável pela Organização Mundial da Saúde que é de 1%.
Segundo a coordenadora de combate a endemias, Tatiane Ribas, este baixo índice alcançado em Goioerê se deve ao excelente trabalho desenvolvido pelos Agentes Comunitárias de Endemias, e a população que tem feito sua parte mantendo limpos quintais e terrenos. Outro fator é o inverno com poucas chuvas que favorece este controle, já que as larvas do mosquito da dengue precisam de água para se reproduzir.
CUIDADO. Tatiana alerta que mesmo com o índice baixo não pode haver um relaxamento na prevenção, pois com a chegada da primavera/verão e temperaturas mais altas, naturalmente a proliferaçao do mosquito da dengue tem um aumento gradual neste período.
Segundo a secretária de saúde Mônica Souza, “A população deve manter o alerta ligado e o hábito de manter as residências livres de objetos que acumulam água parada, e ajudar a orientar aos vizinhos mais descuidados, só assim os riscos serão minimizados” – concluiu Mônica.