Hoje o nosso papo é para falar sobre a importância da fonoaudiologia nos casos neurológicos , sintomas que os pacientes podem apresentar após traumas e alterações do sistema nervoso central, muitos deles causados por exemplo por, traumatismo craniano , AVC´s, câncer de pescoço e cabeça , Alzheimer , Parkinson , Esclerose Lateral Amiotrófica etc. Esses sintomas podem apresentar alterações de fala, mastigação, deglutição entre outras , é exatamente nesses casos que a fonoaudiologia entra com a terapia para amenizar ou extinguir essas alterações .
As alterações podem ser elas as DISFAGIAS , que são alterações das fases mastigatória e/ou de deglutição os sintomas apresentados podem ser observados de acordo com a precisão e velocidade que ocorre esse processo de mastigação nestes casos o paciente pode apresentar tosse , pigarro , voz molhada , perca de peso e dificuldade de respiração. O fonoaudiólogo entra com a terapia para reestabelecer a função normal ou compensatória fazendo com que o paciente volte a se alimentar normalmente e reduzindo o tempo ou probabilidade do uso de sondas para alimentação.
Já em outros casos neurológicos pode ser observado alterações de fala são elas as AFASIAS , pacientes afásicos tem dificuldades em se comunicar devido a lesões no cérebro que controlam a fala e a linguagem, os sintomas são dificuldade de falar e/ou compreender o que é dito, pode ter problemas para ler e escrever, o fonoaudiólogo trabalha através de estratégias especificas para o caso , para que o paciente tenham habilidade de se comunicar com o meio que vive .
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto, apresenta alterações ou conhece alguém entre em contato , Estou a disposição para esclarecer .
Para marcar um horário com a fonoaudióloga Karen Priscila Barros, o celular é (44) 99933-4965.
Acompanhe semanalmente a coluna: https://tribunadaregiao.com.br/colunas/colunista/fonoaudiologa-karen-barros