Ao invés da leitura de posse ser feita na abertura do plenário, à tarde, reintegração foi adiantada para o período da manhã
Clique aqui e fique bem informado
Fernando Francischini, Emerson Bacil, Paulo do Carmo e Cassiano Caron, todos do União Brasil, reassumem seus cargos de deputado estadual às 10h desta segunda-feira (06) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O previsto, inicialmente, era de que a leitura da reintegração dos cargos fosse à tarde, na abertura dos trabalhos em plenário. Mas foi adiantado para a manhã.
Eles retornam depois de oito meses, quando Francischini teve o mandato cassado pelo TSE e levou junto para fora da Alep os outros três deputados, por causa da recontagem de votos.
Francischini passou por um processo que o acusou de disseminação de fake news relacionadas às urnas eletrônicas. Mas conseguiu uma liminar, na quinta-feira da semana passada, dada pelo ministro Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que garantiu liminarmente o retorno dele, e consequentemente dos outros três deputados, à cadeira.
Mas há a possibilidade deste retorno ter curta duração. Isto porque entre os quatro que assumiram o lugar dos que saíram no ano passado – Nereu Moura (MDB), Pedro Paulo Bazana (PSD), Adelino Ribeiro (PSD) e Elio Rush (União Brasil) – dois deles já entraram com mandado de segurança no STF, com objetivo de barrar o retorno de Franscischini e companhia. Um destes recursos será julgado na terça-feira (07), tendo como relatora a ministra Carmén Lúcia. (RicMais)