Atendendo demanda de lideranças locais, dentre elas, Valdeci Pacheco e os ex-vereadores Kleber “Paraíba” e Neide Sena, recentemente o deputado Hermes “Frangão” Parcianello foi recebido em audiência com o General Santos Cruz, Secretário Nacional de Segurança Pública discutindo a precária condições da estrutura da cadeia pública de Goioerê que, segundo ele, tem colocada a população de Goioerê, num clima de medo e de total insegurança especialmente da região onde está instalada, essencialmente residencial e localizada a poucos metros das escolas (APAE, Colégio Mundo Mágico, Casa da Cultura, Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Colégio Duque de Caxias).
De acordo com o relato do parlamentar, ao General Santos Cruz a fragilidade das instalações da cadeia vem ocasionando frequentes fugas e rebeliões o que tem deixado a estrutura da cadeia cada vez mais precária uma vez que as fugas e tentativas tem ocorrido através de escavações de túneis assim como na perfuração da laje.
Na oportunidade, o deputado “Frangão” solicitou do Secretário Nacional de Segurança Pública, gestão no sentido de mobilizar sua equipe técnica para realizar estudos visando a construção de uma nova cadeia pública bem como a reestrutura das instalações da 14ª Delegacia Regional de Polícia de Goioerê.
Ainda conforme o deputado, a cadeia de Goioerê foi construída no início da década de 80. Com capacidade para 32 presos, tem recebido até mais de 100 detentos, transformando a cadeia de Goioerê num verdadeiro “barril de pólvora” que a qualquer momento pode trazer sérias e graves consequências para a população goioerense.
ALERTA. Na última semana o Tribunal de Contas do Paraná divulgou os resultados de uma auditoria na cadeia de Goioerê, destacando que diante das diversas fugas tentativas de fugas e rebeliões que vem acorrendo, a cadeia de Goioerê se fragilizou de tal forma que não garante a segurança plena” – revelou. Ainda conforme a parecer do T.C. a preocupação é ainda maior pelo fato da cadeia se localizar em meio a um bairro residencial e próximo a três escolas e uma Apae, praticamente na área central da cidade.