Quarto Centenário foi contemplado com mais um importante projeto a nível de Governo Federal elaborado pela Secretaria Municipal da Educação que ao longo dos anos tem possibilitado com que o município fosse contemplado com importantes projetos envolvendo vultuosos volumes de recursos. Dentre eles, a aquisição de ônibus para o transporte de estudantes, projetos culturais, melhorias nas escolas. Destaque para o projeto de construção da futura escola que será construída na área onde hoje está instalado o campo de futebol. Projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Educação através do Programa de Ações Articuladas (PAR) do FNDE.
E, na última semana, mais um importante Projeto inscrito pela Secretaria Municipal de Educação contemplou o município de Quarto Centenário através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), envolvendo projetos na área de saúde ambiental.
Em todo o Brasil foram inscritos 351 projetos. Destes foram aprovados 42. E, apenas um foi selecionado no Paraná. Foi o de Quarto Centenário que será contemplado com R$ 106 mil.
COLETA SELETIVA: O projeto foi elaborado pela secretária de Educação, Alice Miyashita em parceria com o engenheiro da Prefeitura, Cézar Paini e outros setores da administração.
O Projeto, de acordo com a secretária Alice Miyashita, foi planejado para ser desenvolvido no Distrito de Bandeirantes do Oeste. Porém a intenção é que com o sucesso da ação, o projeto será implantado no restante do município, contribuindo para resolução da problemática que envolve a questão do lixo no município.
AÇÕES: O projeto de “Coleta Seletiva” através da Funasa que vai envolver cursos da ordem de R$ 106 mil que serão empregados em ações como: formação pedagógica de profissionais, oficinas de aproveitamento de lixo, ações como arrastão de limpeza, pedágios, passeatas, matérias gráficos, camisetas, bonés e equipamentos de apoio à reciclagem, conjuntos de lixeira, visitação dos alunos a projetos em andamento, entre outras ações.
COMPROMETIMENTO: Ao comemorar mais essa grande conquista para o município de Quarto Centenário o prefeito Reinaldo Krachinski fez questão de parabenizar “a equipe da Secretaria de Educação e todos os demais envolvidos na elaboração do importante projeto, que, segundo ele, é fruto da dedicação e, acima de tudo, ao comprometimento das pessoas envolvidas no projeto que vem de encontro às necessidades urgentes do município em buscar soluções para coleta seletiva um problema extremamente importante não só ambiental, mas também social uma vez que é voltado à melhoria de qualidade de vida de nossos coletores” – salienta o prefeito Reinaldo Krachinski.